Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C

Óbidos apresentou sete Unidades Locais de Proteção Civil nas freguesias

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais de uma centena de pessoas integra as sete novas Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC), cobrindo 100% do território do concelho de Óbidos. A constituição destas novas unidades, criadas no âmbito de Lei de Bases da Proteção Civil, foi apresentada no passado dia 5, no auditório Municipal da Casa da Música, em Óbidos.
Cada uma destas unidades será presidida pelos presidentes de Junta

As ULPC, que surgiram há dois anos, têm como objetivo apoiar os agentes de proteção civil e entidades com dever especial de cooperação nas missões de proteção e socorro, desenvolvendo, em cada uma das freguesias, ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reabilitação/recuperação, no âmbito do ciclo de gestão de emergências, sob coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil de Óbidos.

Cada uma destas unidades será dirigida pelos presidentes das Juntas de Freguesia e constituída por elementos das mesmas (A-dos-Negros, Amoreira, Gaeiras, Olho Marinho, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, Vau e Usseira), que por sua vez receberam durante a cerimónia os respetivos coletes identificativos. Enquadra-se ainda na estratégia a formação de todos os elementos com o curso de primeiros socorros, dotando estes elementos de formação adequada para, no quadro de proximidade, poderem ajudar em caso de necessidade.

Durante a cerimónia foram ainda assinados os protocolos entre a Comissão Municipal de Proteção Civil e os presidentes das Juntas de Freguesia.

Presente também esteve o comandante distrital de Operações de Socorro de Leiria, Carlos Guerra, que sublinhou que “isto é Proteção Civil. Óbidos é o primeiro concelho do país a ter ULPC em todas as freguesias”, afirmando ainda que “Óbidos é um exemplo para o distrito e para o país”.

Já o presidente do Município, Humberto Marques, destacou que “Óbidos é um território seguro. É um orgulho viver num concelho com este grupo de pessoas, que simbolicamente está a dar um exemplo ao distrito e ao país, e que têm uma dimensão de prevenção, sensibilização e socorro únicas”. Como tal, “o trabalho começa agora, cabe a todos e cada um de vós sensibilizar os vossos pares, as vossas famílias, porque nesta dimensão da Proteção Civil, todos somos poucos. Mas amanhã seremos mais para sensibilizar e prevenir”.

Na sessão foi ainda apresentada a plataforma “euvi”, desenvolvida em parceria entre a empresa Impactwave (sedeada no Parque Tecnológico de Óbidos) e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Óbidos. Considerada como “uma mais-valia acrescida que vai valorizar toda a ação, no que diz respeito à Proteção Civil”, esta aplicação tem como objetivo a “participação e gestão de ocorrências ou riscos no concelho”, estando assim disponível para os sistemas de Android, iOS e windows.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

50 anos do 25 de Abril assinalaram-se na rua nas Caldas

A sessão solene de aniversário do 25 de Abril de 1974 realizou-se pela primeira vez na rua, em frente aos Paços do Concelho, uma forma de, 50 anos depois, homenagear a população que não teve medo de apoiar os militares que iniciaram o movimento pela liberdade em Portugal.

cerimonia25deabril3

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.