Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
14° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Óbidos apresentou sete Unidades Locais de Proteção Civil nas freguesias

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais de uma centena de pessoas integra as sete novas Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC), cobrindo 100% do território do concelho de Óbidos. A constituição destas novas unidades, criadas no âmbito de Lei de Bases da Proteção Civil, foi apresentada no passado dia 5, no auditório Municipal da Casa da Música, em Óbidos.
Cada uma destas unidades será presidida pelos presidentes de Junta

As ULPC, que surgiram há dois anos, têm como objetivo apoiar os agentes de proteção civil e entidades com dever especial de cooperação nas missões de proteção e socorro, desenvolvendo, em cada uma das freguesias, ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reabilitação/recuperação, no âmbito do ciclo de gestão de emergências, sob coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil de Óbidos.

Cada uma destas unidades será dirigida pelos presidentes das Juntas de Freguesia e constituída por elementos das mesmas (A-dos-Negros, Amoreira, Gaeiras, Olho Marinho, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, Vau e Usseira), que por sua vez receberam durante a cerimónia os respetivos coletes identificativos. Enquadra-se ainda na estratégia a formação de todos os elementos com o curso de primeiros socorros, dotando estes elementos de formação adequada para, no quadro de proximidade, poderem ajudar em caso de necessidade.

Durante a cerimónia foram ainda assinados os protocolos entre a Comissão Municipal de Proteção Civil e os presidentes das Juntas de Freguesia.

Presente também esteve o comandante distrital de Operações de Socorro de Leiria, Carlos Guerra, que sublinhou que “isto é Proteção Civil. Óbidos é o primeiro concelho do país a ter ULPC em todas as freguesias”, afirmando ainda que “Óbidos é um exemplo para o distrito e para o país”.

Já o presidente do Município, Humberto Marques, destacou que “Óbidos é um território seguro. É um orgulho viver num concelho com este grupo de pessoas, que simbolicamente está a dar um exemplo ao distrito e ao país, e que têm uma dimensão de prevenção, sensibilização e socorro únicas”. Como tal, “o trabalho começa agora, cabe a todos e cada um de vós sensibilizar os vossos pares, as vossas famílias, porque nesta dimensão da Proteção Civil, todos somos poucos. Mas amanhã seremos mais para sensibilizar e prevenir”.

Na sessão foi ainda apresentada a plataforma “euvi”, desenvolvida em parceria entre a empresa Impactwave (sedeada no Parque Tecnológico de Óbidos) e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Óbidos. Considerada como “uma mais-valia acrescida que vai valorizar toda a ação, no que diz respeito à Proteção Civil”, esta aplicação tem como objetivo a “participação e gestão de ocorrências ou riscos no concelho”, estando assim disponível para os sistemas de Android, iOS e windows.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos