Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C

Salvamento na Praia do Norte mereceu distinção

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os leitores do jornal Correio da Manhã e telespetadores da CMTV escolheram os atos heróicos de maior registo ao longo dos últimos doze meses e consideraram que um salvamento protagonizado por um piloto de resgates com motos de água na Praia do Norte, na Nazaré, merecia uma distinção, colocando-o em segundo lugar na lista dos heróis civis, só batido por outro salvamento no mar, numa praia não vigiada em Esposende, em que um rapaz e uma rapariga foram retirados da água por um nadador.
Ramon Laureano, piloto de resgates com moto de água, com o filho, Tony

No caso da Nazaré, a 6 de fevereiro deste ano, o piloto brasileiro profissional de resgates com mota de água Ramon Laureano, na altura com 46 anos, enfrentou as ondas gigantes da Nazaré e evitou que o seu amigo Salvador Villas-Boas, de 51 anos, não só fosse engolido pela ondulação como também projetado contra as rochas, impedindo dessa forma uma morte horrenda.

O sangue-frio, a capacidade de decisão e a rapidez de ação perante a adversidade, sem hesitação face ao perigo, foram recompensados por um salvamento que ninguém julgava ser possível, por estar em risco a própria vida do salvador.

“Foi um resgate de vida ou morte, porque eu ia parar às rochas”, admitiu o surfista Salvador Villas-Boas, que ousou desafiar as ondas grandes da Praia do Norte mas que caiu e foi enrolado pela ondulação, quando decorria um dia normal de treino.

Ramon Laureano conseguiu tirá-lo da zona de impacto, e apesar de outra onda que os perseguia ter feito virar a mota de água, chegaram ao areal em segurança, num ato heróico que foi gravado pelo videógrafo Pedro Miranda, cujas imagens se tornaram virais na internet.

“Foi um ato decidido, tinha mesmo de tirá-lo daí o mais rápido possível porque podia não haver uma segunda hipótese. Na hora não pensei no meu risco, mas sim no perigo em que ele estava”, comentou Ramon Laureano, responsável pelo Jet Resgate Portugal, projeto dedicado à formação, treino e desenvolvimento de surfistas de ondas grandes e profissionais operadores de resgate com mota de água.

O piloto rejeita ter protagonizado “um ato heróico”, mas a verdade é que foi imprescindível para inverter uma situação que se poderia tornar fatal. Salvador Villas-Boas já voltou a surfar ondas gigantes e Ramon Laureano continua a dar formação para salvar vidas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).