Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
17° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
17° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 29° C

A procissão do Enterro de Jesus uma das mais emblemáticas da Semana Santa de Óbidos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Milhares de pessoas participaram na Semana Santa de Óbidos, que decorreu entre os dias 14 e 21 de abril. O programa, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, juntou uma componente cultural e religiosa e dele fizeram parte concertos, exposições, procissões e cerimónias litúrgicas.
O corpo do Senhor no sepulcro

A Semana Santa é, por isso, o ponto alto do calendário litúrgico e cultural de Óbidos, sendo um acontecimento religioso importante para a comunidade local, assim como para os vários milhares de peregrinos e turistas que assistem às imponentes cerimónias.

Centenas de figurantes participaram nas celebrações, carregando os andores e recriando cenas dos últimos dias da vida de Cristo nas procissões.

Procissão dos Passos, acompanhou os vários momentos do caminho doloroso de Jesus, desde o Pretório de Pilatos até ao Calvário.

Na sexta-feira Santa, à hora da morte de Jesus, na Igreja de São Pedro recordou-se a sua derradeira entrega por amor onde Jesus oferece a sua vida inocente, pura e divina pela nossa salvação.

A procissão do enterro do Senhor, na noite de Sexta-feira Santa, é uma das mais emblemáticas da Semana Santa de Óbidos. Estava uma noite agradável, sem vento e foi à luz de archotes que os fiéis transportaram o corpo do Senhor até ao sepulcro. A cerimónia começou e terminou na Igreja da Misericórdia, percorrendo apenas um percurso intramuralhas.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Ricardo Figueiredo, prior do Concelho de Óbidos, disse que a principal mensagem que pretendem passar com a organização da Semana Santa é “Jesus Cristo”. “As pessoas enternecerem-se por esta entrega de amor a Jesus”, salientou, o padre.

“Nós pensamos que para acreditar em Deus, temos que ter os argumentos racionais e fazer um esforço e percurso por acreditar, mas quando vimos Jesus que é Deus que se entrega por nós, isto toca o coração”, adiantou, o prior.

“Mais que os argumentos racionais é colocar as pessoas em contato com Jesus, que morre, igual a nós, e que nos promete uma vida interna com a sua ressurreição”, referiu.

Para o padre, Ricardo Figueiredo esta tradição em “torno da Semana Santa, é vivida aqui de uma forma muito profunda, com grande dignidade e com uma grande solidariedade e estamos a passar o Jesus Cristo como ele é vivido em Óbidos na fé que identifica e caracteriza o povo de Óbidos”.

O prior destacou a cerimónia do domingo de Páscoa onde é celebrada a missa da Ressurreição de Jesus. “É o dia mais importante para nós, cristãos, porque hoje foi aberta para nós a porta da esperança: Cristo sai vitorioso do sepulcro: venceu a morte, venceu o pecado, venceu o medo. Assim, nós, cristãos, não estamos condenados nem à morte, nem ao pecado, nem ao medo. Se temos fé, se confiamos em Jesus, sabemos que a última palavra na história é a de Deus”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.