Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C

“Nascer de Novo” – exposição de escultura de Carlos Oliveira e fotografia de Ivo Barbosa

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Nascer de Novo”, é como se designa a exposição de escultura de Carlos Oliveira e fotografia de Ivo Barbosa que foi inaugurada no passado dia 17deabril. Está patente no Espaço Ó em Óbidos até o dia 6 de junho.
“Nascer de Novo”, é como se designa a exposição de escultura de Carlos Oliveira e fotografia de Ivo Barbosa

Integrada na Semana Santa de Óbidos trata-se de uma exposição coletiva de escultura de peças religiosas do artista caldense, Carlos Oliveira e de 37 fotografias do atelier do escultor. “Quem vem a esta exposição para além das obras tem a oportunidade, ter uma visita guiada ao meu trabalho e atelier com detalhes e pormenores”, disse, ao JORNAL DAS CALDAS, Carlos Oliveira.

Ivo Barbosa esteve 15 dias a fotografar o escultor do seu atelier. “Foi com calma, tempo para poder testemunhar por perto todo o processo criativo que existe por detrás de uma obra”, explicou, o fotógrafo. “Este registo fotográfico capta bem a dedicação, horas, criatividade do artista e espero que essa mensagem passe às pessoas que vierem ver esta exposição para que que possam olhar para uma futura escultura com um olhar mais maduro e com uma perceção completamente diferente”, adiantou, Ivo Barbosa.

Na exposição estão várias peças religiosas do artista caldense que tem sido utilizada em alguns dos eventos culturais da Semana Santa.

A mostra intitula-se “Nascer de Novo”, porque as obras “ressuscitaram de novo” e estão ligadas “a materiais que já existiam e que foram abordados de outra forma”. Como por exemplo, a cruz “Pescador de Homens” em colaboração com Tiago Simeão, foi feita de pedaços de barco que deram à costa”, explicou, o escultor, salientando que “são todas peças minhas que nasceram de novo”.

A exposição tem um cristo articulado do século XVI e ainda um registo histórico da cruz com textos bíblicos.

Carlos Oliveira é um prestigiado escultor e ceramista.

Natural das Caldas da Rainha, começou a sua formação no Cencal em 1981, nas áreas de desenho e moldagem. Foram seus mestres Artur Lopes, Armando Correia e Herculano Elias.

Em 1989 cria o seu próprio Atelier onde possui todas as condições necessárias para desenvolver todo o seu trabalho criativo, mesmo os de maiores dimensões.

De rara sensibilidade, que nos é transmitida através das suas obras, hoje já é um valor consolidado nas artes portuguesas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Observatório Nacional de Gaming e de eSports vai ter sede no Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico de Óbidos (PTO) vai albergar a sede do Observatório Nacional de Gaming e de eSports, uma entidade criada recentemente que tem como principais objetivos produzir informação sobre a indústria dos videojogos e realizar estudos de investigação que contribuam para um melhor conhecimento do setor.

gaming2