Q

Previsão do tempo

7° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 12° C
7° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
6° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 13° C

“Nascer de Novo” – exposição de escultura de Carlos Oliveira e fotografia de Ivo Barbosa

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Nascer de Novo”, é como se designa a exposição de escultura de Carlos Oliveira e fotografia de Ivo Barbosa que foi inaugurada no passado dia 17deabril. Está patente no Espaço Ó em Óbidos até o dia 6 de junho.
“Nascer de Novo”, é como se designa a exposição de escultura de Carlos Oliveira e fotografia de Ivo Barbosa

Integrada na Semana Santa de Óbidos trata-se de uma exposição coletiva de escultura de peças religiosas do artista caldense, Carlos Oliveira e de 37 fotografias do atelier do escultor. “Quem vem a esta exposição para além das obras tem a oportunidade, ter uma visita guiada ao meu trabalho e atelier com detalhes e pormenores”, disse, ao JORNAL DAS CALDAS, Carlos Oliveira.

Ivo Barbosa esteve 15 dias a fotografar o escultor do seu atelier. “Foi com calma, tempo para poder testemunhar por perto todo o processo criativo que existe por detrás de uma obra”, explicou, o fotógrafo. “Este registo fotográfico capta bem a dedicação, horas, criatividade do artista e espero que essa mensagem passe às pessoas que vierem ver esta exposição para que que possam olhar para uma futura escultura com um olhar mais maduro e com uma perceção completamente diferente”, adiantou, Ivo Barbosa.

Na exposição estão várias peças religiosas do artista caldense que tem sido utilizada em alguns dos eventos culturais da Semana Santa.

A mostra intitula-se “Nascer de Novo”, porque as obras “ressuscitaram de novo” e estão ligadas “a materiais que já existiam e que foram abordados de outra forma”. Como por exemplo, a cruz “Pescador de Homens” em colaboração com Tiago Simeão, foi feita de pedaços de barco que deram à costa”, explicou, o escultor, salientando que “são todas peças minhas que nasceram de novo”.

A exposição tem um cristo articulado do século XVI e ainda um registo histórico da cruz com textos bíblicos.

Carlos Oliveira é um prestigiado escultor e ceramista.

Natural das Caldas da Rainha, começou a sua formação no Cencal em 1981, nas áreas de desenho e moldagem. Foram seus mestres Artur Lopes, Armando Correia e Herculano Elias.

Em 1989 cria o seu próprio Atelier onde possui todas as condições necessárias para desenvolver todo o seu trabalho criativo, mesmo os de maiores dimensões.

De rara sensibilidade, que nos é transmitida através das suas obras, hoje já é um valor consolidado nas artes portuguesas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mural homenageia a mulher da Nazaré

Está a nascer um novo mural dedicado à mulher nazarena e ao seu papel em diferentes áreas na sociedade local ao longo de décadas.

mural

Candidato do CDS em jornada agrícola

Na passada quarta-feira o candidato do CDS pelo distrito de Leiria, António Galvão Lucas, esteve no Bombarral, onde visitou a povoação de Pó para se inteirar das dificuldades dos produtores de bacelos, com quem conversou, seguindo-se uma visita a fruteiras da região também para saber da situação atual de produção e exportação da pérola do Bombarral, a pera rocha.

galvao

Arguido por simular crime de carjacking

Um homem de 42 anos foi constituído arguido por simulação de crime, ao ter inventado ter sido vítima de carjacking nas Caldas da Rainha, revelou fonte policial ao JORNAL DAS CALDAS.

pexels malte luk 1412213