Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C

“Nascer de Novo” – exposição de escultura de Carlos Oliveira e fotografia de Ivo Barbosa

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Nascer de Novo”, é como se designa a exposição de escultura de Carlos Oliveira e fotografia de Ivo Barbosa que foi inaugurada no passado dia 17deabril. Está patente no Espaço Ó em Óbidos até o dia 6 de junho.
“Nascer de Novo”, é como se designa a exposição de escultura de Carlos Oliveira e fotografia de Ivo Barbosa

Integrada na Semana Santa de Óbidos trata-se de uma exposição coletiva de escultura de peças religiosas do artista caldense, Carlos Oliveira e de 37 fotografias do atelier do escultor. “Quem vem a esta exposição para além das obras tem a oportunidade, ter uma visita guiada ao meu trabalho e atelier com detalhes e pormenores”, disse, ao JORNAL DAS CALDAS, Carlos Oliveira.

Ivo Barbosa esteve 15 dias a fotografar o escultor do seu atelier. “Foi com calma, tempo para poder testemunhar por perto todo o processo criativo que existe por detrás de uma obra”, explicou, o fotógrafo. “Este registo fotográfico capta bem a dedicação, horas, criatividade do artista e espero que essa mensagem passe às pessoas que vierem ver esta exposição para que que possam olhar para uma futura escultura com um olhar mais maduro e com uma perceção completamente diferente”, adiantou, Ivo Barbosa.

Na exposição estão várias peças religiosas do artista caldense que tem sido utilizada em alguns dos eventos culturais da Semana Santa.

A mostra intitula-se “Nascer de Novo”, porque as obras “ressuscitaram de novo” e estão ligadas “a materiais que já existiam e que foram abordados de outra forma”. Como por exemplo, a cruz “Pescador de Homens” em colaboração com Tiago Simeão, foi feita de pedaços de barco que deram à costa”, explicou, o escultor, salientando que “são todas peças minhas que nasceram de novo”.

A exposição tem um cristo articulado do século XVI e ainda um registo histórico da cruz com textos bíblicos.

Carlos Oliveira é um prestigiado escultor e ceramista.

Natural das Caldas da Rainha, começou a sua formação no Cencal em 1981, nas áreas de desenho e moldagem. Foram seus mestres Artur Lopes, Armando Correia e Herculano Elias.

Em 1989 cria o seu próprio Atelier onde possui todas as condições necessárias para desenvolver todo o seu trabalho criativo, mesmo os de maiores dimensões.

De rara sensibilidade, que nos é transmitida através das suas obras, hoje já é um valor consolidado nas artes portuguesas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss