Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

Insegurança na Praça 5 de Outubro aumenta com desacatos entre grupos rivais

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Comerciantes e moradores na Praça 5 de Outubro, nas Caldas da Rainha, queixam-se do clima de insegurança que se agravou nos últimos tempos. Esta semana há relatos da presença de grupos armados envolvidos em desacatos e perseguições.
Imagens captadas em vídeo de perseguição a pé e aos gritos a um carro com envolvidos nos desacatos

Comerciantes e moradores na Praça 5 de Outubro, nas Caldas da Rainha, queixam-se do clima de insegurança que se agravou nos últimos tempos. Esta semana há relatos da presença de grupos armados envolvidos em desacatos e perseguições.

O final de tarde da passada quarta-feira, feriado municipal nas Caldas da Rainha, ficou marcado pela agitação causada por indivíduos armados com uma caçadeira, facas, martelos e paus na Praça 5 de Outubro.

Perto das 19h00, a PSP foi alertada para uma rixa, mas quando chegou ao local não encontrou os suspeitos. Uma testemunha disse à PSP ter visto um carro parar na Praça e do seu interior saíram vários indivíduos, um deles armado com uma caçadeira. Eventualmente podiam existir mais armas de fogo.

Na sequência das diligências policiais foram apreendidos, depois de terem sido descobertos, um martelo escondido numa floreira, e no chão uma faca, com cerca de 20cm de lâmina, e um telemóvel, que pertenceria a um dos envolvidos nos desacatos.

Os agentes foram informados de que estariam dois indivíduos refugiados nas imediações, com receio de serem agredidos. Foram identificados e um deles estava na posse de um capuz que servia de máscara para cobrir a cabeça até ao pescoço, e que foi apreendido.

À PSP contaram que estavam na companhia de duas amigas e que de um momento para o outro foram confrontados por um grupo de oito indivíduos a ameaçá-los com um ferro e fugiram, tendo os agressores ainda arremessado um martelo.

Segundo revelou fonte policial, para além dos dois indivíduos identificados bem como um veículo, já se concluiu tratar-se de um ajuste de contas entre jovens de Leiria e de Caldas da Rainha, na sequência de desentendimentos anteriores na região, e a investigação prossegue, não tendo sido emitido nenhum comunicado até agora sobre o assunto.

Um vídeo colocado nas redes sociais mostra cerca de duas dezenas de indivíduos a correr aos gritos ao longo da Praça 5 de Outubro. Um grupo segue para ruas adjacentes, enquanto chega um carro e há perseguição até à viatura. Vê-se nas imagens que algumas ferramentas foram retiradas das floreiras, onde estavam escondidas.

Esta situação provocou alarmismo nos moradores e comerciantes na zona. Mas, com receio de represálias, ninguém quer falar do assunto abertamente. No dia desta ocorrência, aos comerciantes foi recomendado pela PSP que fechassem os estabelecimentos e regressassem no dia seguinte, o que deixou a Praça vazia durante a noite.

A Praça 5 de Outubro tem sido ao longo dos anos referenciada pelos autarcas locais como problemática, mas sobretudo na diversão noturna, onde se mistura consumo e tráfico de droga, desacatos e pancadaria na via pública, vandalismo, disparos para o ar e lançamento de petardos.

A situação não é de agora, mas ultimamente tem voltado a ser falada, até pela presença na cidade de mais imigrantes, o que tem aumentado o clima de insegurança, que os deputados municipais dizem sentir-se, não entendendo que se diga que o crime não tem aumentado, perante o cenário que observam nesta praça.

A Câmara passou recentemente a pagar serviço gratificado no local a agentes policiais, entre quinta-feira e sábado, das 23h00 às 03h00, e pretende reunir com a ministra da Administração Interna para apresentar as suas preocupações.

Há poucos dias, uma agente da PSP, chamada a auxiliar outros polícias que se encontravam no local em serviço remunerado e que procuravam pôr fim a uma zaragata, foi agredida por um homem de 26 anos envolvido em desacatos com vários indivíduos na Praça 5 de Outubro. Recebeu uma bofetada e foi-lhe apertado o pescoço. A agente não teve necessidade de tratamento médico, tendo continuado ao serviço.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo investe na marca Bordallo Pinheiro

Foi anunciado na passada sexta-feira que Cristiano Ronaldo, através da CR7, SA, e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, acordou a criação conjunta, em partes iguais, de uma nova empresa no Médio Oriente e Ásia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Bordallo Pinheiro e Vista Alegre naquelas áreas geográficas.

cristiano0

Suspeitas de furtos detidas em centro comercial

Duas jovens de 19 e 20 anos, suspeitas de furtos de peças de vestuário e de cosmética nas Caldas da Rainha, Marinha Grande e Figueira da Foz, foram detidas quando tentavam fazer o mesmo no centro comercial Leiria Shopping, no passado dia 11.

leiria