Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

113º aniversário da Banda Filarmónica de A-dos-Francos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realiza-se no próximo domingo, às 16 h, o concerto comemorativo dos 113 anos da Banda Filarmónica da Sociedade de Instrução Musical Cultura e Recreio de A-dos-Francos, no auditório desta instituição, na vila de A-dos-Francos.
Banda filarmónica

No concerto serão tocados seis temas de grandes compositores contemporâneos, nacionais e estrangeiros, de músicas para orquestras de sopros, entre os quais estão previstos, Concerto no Parque, de Álvaro Reis, e La Rodana, de Ferrer Ferran.

A Banda Filarmónica fez a sua primeira apresentação pública também a um domingo de Páscoa, no dia 15 de Abril de 1906, sendo os seus principais fundadores Artur Peixoto Ferreira (Landal), Adolfo Monteiro de Sousa e o padre José Pereira Simões. Alguns anos mais tarde, foi construído o primeiro teatro da região, inaugurado pela atriz Palmira Bastos, no local onde depois se instalou a Sociedade de Instrução Musical Cultura e Recreio de A-dos-Francos, que hoje gere a Banda Filarmónica e a Escola de Música de A-dos-Francos.

Nos anos 80 do séc. XX, as instalações foram alargadas, com financiamentos comunitários, da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, da Junta de Freguesia e da população de A-dos-Francos, sendo hoje o seu auditório um dos maiores do concelho das Caldas da Rainha, com mais de 250 lugares sentados.

É constituída por cerca de 50 elementos, a maior parte dos quais músicos oriundos da freguesia, que deram os seus primeiros passos musicais na Escola de Música. A Banda Filarmónica tem realizado concertos por todo o país, sendo os seus grandes concertos anuais na vila de A-dos-Francos, a 1 de Janeiro, no domingo de Páscoa e na comemoração do Dia Mundial da Música, no mês de outubro e, nas Caldas da Rainha, no mês de julho. Em 2006, aquando do seu centenário, foi distinguida com a Medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

A Banda Filarmónica de A-dos-Francos é dirigida há seis anos pelo maestro Tiago Alves, que é natural de Ourém, onde iniciou os seus estudos musicais com oito anos. Professor de clarinete e licenciado em Direcção de Orquestras de Sopros pela Escola Superior de Música de Lisboa, frequentou cursos com os melhores professores nacionais e estrangeiros. Entre outros, dirige há onze anos o estágio da Orquestra Nacional de Sopros de A-dos-Francos e, nos últimos quatro anos, em parceria com o maestro Pedro Santos, os concertos anuais da Orquestra Nacional de Sopros de A-dos-Francos, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Com 30 anos, é um dos melhores maestros portugueses da sua geração.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.