Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 17° C

113º aniversário da Banda Filarmónica de A-dos-Francos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realiza-se no próximo domingo, às 16 h, o concerto comemorativo dos 113 anos da Banda Filarmónica da Sociedade de Instrução Musical Cultura e Recreio de A-dos-Francos, no auditório desta instituição, na vila de A-dos-Francos.
Banda filarmónica

No concerto serão tocados seis temas de grandes compositores contemporâneos, nacionais e estrangeiros, de músicas para orquestras de sopros, entre os quais estão previstos, Concerto no Parque, de Álvaro Reis, e La Rodana, de Ferrer Ferran.

A Banda Filarmónica fez a sua primeira apresentação pública também a um domingo de Páscoa, no dia 15 de Abril de 1906, sendo os seus principais fundadores Artur Peixoto Ferreira (Landal), Adolfo Monteiro de Sousa e o padre José Pereira Simões. Alguns anos mais tarde, foi construído o primeiro teatro da região, inaugurado pela atriz Palmira Bastos, no local onde depois se instalou a Sociedade de Instrução Musical Cultura e Recreio de A-dos-Francos, que hoje gere a Banda Filarmónica e a Escola de Música de A-dos-Francos.

Nos anos 80 do séc. XX, as instalações foram alargadas, com financiamentos comunitários, da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, da Junta de Freguesia e da população de A-dos-Francos, sendo hoje o seu auditório um dos maiores do concelho das Caldas da Rainha, com mais de 250 lugares sentados.

É constituída por cerca de 50 elementos, a maior parte dos quais músicos oriundos da freguesia, que deram os seus primeiros passos musicais na Escola de Música. A Banda Filarmónica tem realizado concertos por todo o país, sendo os seus grandes concertos anuais na vila de A-dos-Francos, a 1 de Janeiro, no domingo de Páscoa e na comemoração do Dia Mundial da Música, no mês de outubro e, nas Caldas da Rainha, no mês de julho. Em 2006, aquando do seu centenário, foi distinguida com a Medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

A Banda Filarmónica de A-dos-Francos é dirigida há seis anos pelo maestro Tiago Alves, que é natural de Ourém, onde iniciou os seus estudos musicais com oito anos. Professor de clarinete e licenciado em Direcção de Orquestras de Sopros pela Escola Superior de Música de Lisboa, frequentou cursos com os melhores professores nacionais e estrangeiros. Entre outros, dirige há onze anos o estágio da Orquestra Nacional de Sopros de A-dos-Francos e, nos últimos quatro anos, em parceria com o maestro Pedro Santos, os concertos anuais da Orquestra Nacional de Sopros de A-dos-Francos, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Com 30 anos, é um dos melhores maestros portugueses da sua geração.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Mulher morre atropelada por carro

Um atropelamento ocorrido nesta quinta-feira, às 20h50, na reta do Alto do Veríssimo, em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, provocou uma vítima mortal e um ferido grave, ambos na casa dos 60 anos.

estrada

Iluminação natalícia desaba

O mau tempo terá estado na origem da queda de postes de iluminação natalícia nas Caldas da Rainha, na noite desta quarta-feira. Um carro sofreu danos assim como os vidros de um prédio.

20221208 001341