Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C

PS/Caldas debateu “Ética, Política e Igualdade” no Café Central

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Temas como a ética, a política e a igualdade foram discutidos durante a sessão organizada pelo PS/Caldas, na passada sexta-feira, no Café Central.
O deputado e investigador Alexandre Quintanilha foi um dos oradores convidados para a sessão

Perante vários curiosos, o deputado e investigador Alexandre Quintanilha começou por fazer “uma pequena viagem” pelos vários tipos de direitos, que foram evoluindo pela sociedade, de modo, a falar da ética médica e dos direitos das pessoas, no desenvolvimento de novas terapias e mecanismos de diagnóstico.

Segundo o antigo professor catedrático, a instalação das democracias, a conquista da liberdade religiosa, a abolição da escravatura e o direito do voto foram “quatro ganhos importantes que nós assumimos como garantidos e que fazem parte da civilização atual”. Contudo, alertou que “nada destes direitos são adquiridos e podem tomar formas diferentes facilmente, visto que são todos muito frágeis”.

Para o presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica, “todos estes ganhos que considero éticos são ganhos civilizacionais no processo”. Destacou ainda que “esta evolução acontece à medida que as sociedades percebem que há qualquer coisa que não está a funcionar bem”, por isso, “para mim a evolução ética tem a ver com a noção que queremos dar à sociedade, em que as pessoas se possam realizar nas capacidades que dispõem”.

No caso da igualdade, o deputado esclareceu que “já melhorou mas ainda há ganhos muito significativos por fazer nessa área”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas