Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
16° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C

Morreu Hermínio de Oliveira, homem de cultura e de política do concelho

José Nascimento

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Faleceu na passada segunda-feira Hermínio de Oliveira, de 92 anos, homem de cultura, versátil em muitas áreas do conhecimento. Natural das Caldas da Rainha, foi livreiro alfarrabista, encadernador e durante 40 anos alfaiate de profissão.
Hermínio de Oliveira

Também representou, como forma activa de participar contra o obscurantismo, imposto pelo antigo regime, no CCC – Conjunto Cénico Caldense, nos Pavilhões do Parque, do qual foi elemento fundador.

Fez parte da Comissão Administrativa da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, após 1974.

Eleito para a Assembleia da República, foi deputado pelo Bloco Central e Frente Socialista e Republicana. Foi mandatário de Mário Soares de quem era amigo.

O PS nas Caldas prestou-lhe uma homenagem no ano de 2011, juntando camaradas e amigos num jantar. Nessa altura foi-lhe atribuída pelo Governo Civil de Leiria a Medalha de Mérito.

Foi membro da Assembleia Municipal durante mais de 15 anos. Integrou variadíssimas comissões caldenses. Exerceu a presidência do Grupo de Amigos do Museu de Cerâmica, com o qual participou na realização da exposição “50 Anos de Cerâmica”, que foi um sucesso.

Autor de vários títulos foi, no entanto, como colaborador da imprensa regional, que melhor soube abordar temas caldenses da sua simpatia.

Como colaborador do JORNAL DAS CALDAS, durante muitos anos, publicou muitos textos, e neles se incluem diversos obituários sobre personalidades da cidade.

Escreveu o livro “Crónicas do meu Pequeno Mundo” uma compilação dos muitos textos publicados no JORNAL DAS CALDAS nos anos de 2003 e 2004.

Na nota prévia do livro, Jaime Costa, fundador do JORNAL DAS CALDAS, referiu-se ao seu “elevado nível literário, apurada e sensibilidade e talento, caraterísticas próprias de quem dedicou uma vida aos livros, mas também ao registo de todos os pequenos (grandes) mundos que o rodeiam. Apesar do seu elevado potencial, jamais desejou louros, fama ou riqueza. Antes acumulou conhecimentos na procura da construção de um homem integral”.

Em “Crónicas do Meu Pequeno Mundo”, o autor “encontra o grande mundo daqueles que vivem mesmo ao nosso lado sem que, jamais, disso tenhamos consciência”.

Com a morte de Hermínio de Oliveira desaparece uma das mais brilhantes enciclopédias vivas desta cidade, deixando uma enorme saudade nos seus amigos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo