Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Morreu Hermínio de Oliveira, homem de cultura e de política do concelho

José Nascimento

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Faleceu na passada segunda-feira Hermínio de Oliveira, de 92 anos, homem de cultura, versátil em muitas áreas do conhecimento. Natural das Caldas da Rainha, foi livreiro alfarrabista, encadernador e durante 40 anos alfaiate de profissão.
Hermínio de Oliveira

Também representou, como forma activa de participar contra o obscurantismo, imposto pelo antigo regime, no CCC – Conjunto Cénico Caldense, nos Pavilhões do Parque, do qual foi elemento fundador.

Fez parte da Comissão Administrativa da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, após 1974.

Eleito para a Assembleia da República, foi deputado pelo Bloco Central e Frente Socialista e Republicana. Foi mandatário de Mário Soares de quem era amigo.

O PS nas Caldas prestou-lhe uma homenagem no ano de 2011, juntando camaradas e amigos num jantar. Nessa altura foi-lhe atribuída pelo Governo Civil de Leiria a Medalha de Mérito.

Foi membro da Assembleia Municipal durante mais de 15 anos. Integrou variadíssimas comissões caldenses. Exerceu a presidência do Grupo de Amigos do Museu de Cerâmica, com o qual participou na realização da exposição “50 Anos de Cerâmica”, que foi um sucesso.

Autor de vários títulos foi, no entanto, como colaborador da imprensa regional, que melhor soube abordar temas caldenses da sua simpatia.

Como colaborador do JORNAL DAS CALDAS, durante muitos anos, publicou muitos textos, e neles se incluem diversos obituários sobre personalidades da cidade.

Escreveu o livro “Crónicas do meu Pequeno Mundo” uma compilação dos muitos textos publicados no JORNAL DAS CALDAS nos anos de 2003 e 2004.

Na nota prévia do livro, Jaime Costa, fundador do JORNAL DAS CALDAS, referiu-se ao seu “elevado nível literário, apurada e sensibilidade e talento, caraterísticas próprias de quem dedicou uma vida aos livros, mas também ao registo de todos os pequenos (grandes) mundos que o rodeiam. Apesar do seu elevado potencial, jamais desejou louros, fama ou riqueza. Antes acumulou conhecimentos na procura da construção de um homem integral”.

Em “Crónicas do Meu Pequeno Mundo”, o autor “encontra o grande mundo daqueles que vivem mesmo ao nosso lado sem que, jamais, disso tenhamos consciência”.

Com a morte de Hermínio de Oliveira desaparece uma das mais brilhantes enciclopédias vivas desta cidade, deixando uma enorme saudade nos seus amigos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling