Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 18° C
14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C

Corrida de burros animou Ferrel com recorde de participantes

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A tradicional corrida de burros em Ferrel, no concelho de Peniche, contou no passado sábado com o número recorde de 40 participantes. Há 50 anos que se realiza este evento, que pretende recordar a importância que os burros tiveram na agricultura e no transporte de pessoas.

Muita diversão mais do que competição. Este o espírito da corrida de burros que há 50 anos se realiza à volta da capela de Ferrel, em Peniche. Uma autêntica aventura para os 40 concorrentes, entre os quais quatro mulheres, com peripécias, quedas e momentos hilariantes, para além do orgulho em manter a tradição que dá nome à terra e que lembra o papel que os burros tiveram noutros tempos.

“Eram utilizados na lavoura e serviam para carregar os donos até ao local. Foram uma mais-valia há anos nesta terra, pela função de transporte”, indicou Gilberto Alves, da organização

Apesar de alguns participantes terem experiência de montar a cavalo, encontraram dificuldades em cima dos burros. Mas não faltou espetáculo.

“É muito difícil porque o burro é muito teimoso e faz doer. É muito diferente de andar a cavalo, que é mais fofinho”, contou Andreia Simões.

Daniel Mateus relatou que “monto a cavalo, sou daqui e sempre achei muita piada à corrida e este ano decidi correr. É experiência muito boa”.

O truque para uma boa montada tinha várias explicações. “É conforme o burro. Há uns melhores, outros piores”, manifestava Ivan Teodoro.

Graça Rosário afirmava que “tem que se ter um bom equilíbrio”, mas apesar da experiência foi quem deu a pior queda, que a deixou a sangrar num braço, o que não a impediu de continuar.

O vencedor do primeiro prémio, uma viagem aos Açores, foi António Jorge, que explicou a fórmula do sucesso:

“É treinar o burro um dia antes. Falámos um bocadinho para ele ir com calma e assim foi, e ganhou”, brincou.

O público que assistiu à corrida também se divertiu imenso. Associada à corrida e à diversão está a intenção de valorizar um dos maiores recursos da freguesia de Ferrel, que para além da praia do Baleal é conhecida como a “terra dos burros”. Há mais de meio século era um animal essencial para os habitantes de Ferrel poderem trabalhar. Hoje em dia já não, porque há menos agricultores e mais tratores do que burros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

50 anos do 25 de Abril assinalaram-se na rua nas Caldas

A sessão solene de aniversário do 25 de Abril de 1974 realizou-se pela primeira vez na rua, em frente aos Paços do Concelho, uma forma de, 50 anos depois, homenagear a população que não teve medo de apoiar os militares que iniciaram o movimento pela liberdade em Portugal.

cerimonia25deabril3

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.