Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C

Corrida de burros animou Ferrel com recorde de participantes

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A tradicional corrida de burros em Ferrel, no concelho de Peniche, contou no passado sábado com o número recorde de 40 participantes. Há 50 anos que se realiza este evento, que pretende recordar a importância que os burros tiveram na agricultura e no transporte de pessoas.

Muita diversão mais do que competição. Este o espírito da corrida de burros que há 50 anos se realiza à volta da capela de Ferrel, em Peniche. Uma autêntica aventura para os 40 concorrentes, entre os quais quatro mulheres, com peripécias, quedas e momentos hilariantes, para além do orgulho em manter a tradição que dá nome à terra e que lembra o papel que os burros tiveram noutros tempos.

“Eram utilizados na lavoura e serviam para carregar os donos até ao local. Foram uma mais-valia há anos nesta terra, pela função de transporte”, indicou Gilberto Alves, da organização

Apesar de alguns participantes terem experiência de montar a cavalo, encontraram dificuldades em cima dos burros. Mas não faltou espetáculo.

“É muito difícil porque o burro é muito teimoso e faz doer. É muito diferente de andar a cavalo, que é mais fofinho”, contou Andreia Simões.

Daniel Mateus relatou que “monto a cavalo, sou daqui e sempre achei muita piada à corrida e este ano decidi correr. É experiência muito boa”.

O truque para uma boa montada tinha várias explicações. “É conforme o burro. Há uns melhores, outros piores”, manifestava Ivan Teodoro.

Graça Rosário afirmava que “tem que se ter um bom equilíbrio”, mas apesar da experiência foi quem deu a pior queda, que a deixou a sangrar num braço, o que não a impediu de continuar.

O vencedor do primeiro prémio, uma viagem aos Açores, foi António Jorge, que explicou a fórmula do sucesso:

“É treinar o burro um dia antes. Falámos um bocadinho para ele ir com calma e assim foi, e ganhou”, brincou.

O público que assistiu à corrida também se divertiu imenso. Associada à corrida e à diversão está a intenção de valorizar um dos maiores recursos da freguesia de Ferrel, que para além da praia do Baleal é conhecida como a “terra dos burros”. Há mais de meio século era um animal essencial para os habitantes de Ferrel poderem trabalhar. Hoje em dia já não, porque há menos agricultores e mais tratores do que burros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos