Q

Previsão do tempo

24° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
24° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
25° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 20° C

Corrida de burros animou Ferrel com recorde de participantes

Francisco Gomes
16 de Agosto, 2018
A tradicional corrida de burros em Ferrel, no concelho de Peniche, contou no passado sábado com o número recorde de 40 participantes. Há 50 anos que se realiza este evento, que pretende recordar a importância que os burros tiveram na agricultura e no transporte de pessoas.

Muita diversão mais do que competição. Este o espírito da corrida de burros que há 50 anos se realiza à volta da capela de Ferrel, em Peniche. Uma autêntica aventura para os 40 concorrentes, entre os quais quatro mulheres, com peripécias, quedas e momentos hilariantes, para além do orgulho em manter a tradição que dá nome à terra e que lembra o papel que os burros tiveram noutros tempos.

“Eram utilizados na lavoura e serviam para carregar os donos até ao local. Foram uma mais-valia há anos nesta terra, pela função de transporte”, indicou Gilberto Alves, da organização

Apesar de alguns participantes terem experiência de montar a cavalo, encontraram dificuldades em cima dos burros. Mas não faltou espetáculo.

“É muito difícil porque o burro é muito teimoso e faz doer. É muito diferente de andar a cavalo, que é mais fofinho”, contou Andreia Simões.

Daniel Mateus relatou que “monto a cavalo, sou daqui e sempre achei muita piada à corrida e este ano decidi correr. É experiência muito boa”.

O truque para uma boa montada tinha várias explicações. “É conforme o burro. Há uns melhores, outros piores”, manifestava Ivan Teodoro.

Graça Rosário afirmava que “tem que se ter um bom equilíbrio”, mas apesar da experiência foi quem deu a pior queda, que a deixou a sangrar num braço, o que não a impediu de continuar.

O vencedor do primeiro prémio, uma viagem aos Açores, foi António Jorge, que explicou a fórmula do sucesso:

“É treinar o burro um dia antes. Falámos um bocadinho para ele ir com calma e assim foi, e ganhou”, brincou.

O público que assistiu à corrida também se divertiu imenso. Associada à corrida e à diversão está a intenção de valorizar um dos maiores recursos da freguesia de Ferrel, que para além da praia do Baleal é conhecida como a “terra dos burros”. Há mais de meio século era um animal essencial para os habitantes de Ferrel poderem trabalhar. Hoje em dia já não, porque há menos agricultores e mais tratores do que burros.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pimpões Triatlo no Aquatlo Jovem da Amadora

O Aquatlo Jovem da Amadora, prova que contou para o campeonato regional da modalidade, disputou-se na piscina da Reboleira e avenidas envolventes ao estádio da Amadora, no passado dia 5, tendo contado com a participação da equipa dos Pimpões Triatlo, das Caldas da Rainha.

amadora

Helena Marcão apresenta livro de poemas

Helena Marcão apresentou o seu livro de poemas "Meu Mar – Peniche e as suas gentes", no Clube Recreativo Penichense, no passado dia 16.

helena