Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C

Produtos com ginja em festival na Amoreira

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A freguesia de Amoreira, em Óbidos, foi palco no passado fim-de-semana do Festival da Ginja. Para além do apreciado licor, havia produtos como bolos, doces, gelados e até pastéis de bacalhau e chouriço com ginja.
António Faria, da Ginja do Tó-Zé

O fruto é uma mais-valia da Amoreira. “É um produto caraterístico da região e este festival serve para incentivar os produtores locais”, afirmou Vanessa Rolim, presidente da junta de freguesia.

Como ir a Óbidos e não provar a ginjinha é como ir ao Vaticano e não ver o papa, a bebida é o produto derivado mais conhecido. Cada produtor tem a sua fórmula. João Simão, da Ginjinha Porta 7, contou que “o fruto é igual em todo o Portugal mas a maneira de confecionar em Óbidos é diferente”.

Quem faz ginjinha aproveita para mostrar outras aplicações do fruto. Marco Henriques, da Vila das Rainhas, descreveu que para além do licor, “o pé da ginja é reaproveitado para secagem e fazemos chá. Temos doce, biscoito, bolacha e pastel de nata de ginja, produtos todos naturais”.

“Temos sonhos, queijadinhas, bolo de chocolate com doce de ginja e também pastéis de bacalhau com ginja”, indicou Rosa Horta.

Joana Rodrigues, da Licofrutos, revelou que “temos doce extra de ginja, que é a ginja inteira em calda de açúcar e só se tira o caroço”. Com o licor “ganhámos este ano medalha de ouro no concurso nacional de licores e três estrelas no Great Taste em 2017”.

O crescimento da procura e até já exportação leva a quem tenha começado fazer ginja caseira por passatempo pense agora em comercializar, como é o caso de António Faria, da Ginja do Tó-Zé. “É uma ginja boa e é isso que eu penso fazer, para ver ser consigo ganhar uns trocos, porque a vida não está fácil”.

Os visitantes do Festival da Ginja que provaram algumas das iguarias ficaram deliciados. “Dá vontade de beber mais mas não se pode abusar”, comentou um dos participantes na festa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).