Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C
Clube Soroptimist International de Caldas da Rainha

“Chá das 4” promoveu evento solidário e de sensibilização para violência doméstica e familiar

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“We Stand Up For Woman - Distinção e Proteção da Mulher" foi o tema do evento “Chá das 4” que decorreu no dia 9 de junho no espaço Olha-Te, na Associação Recreio Club, organizado pelo Clube Soroptimist International de Caldas da Rainha.
“Distinção e Proteção da Mulher" foi o tema do evento “Chá das 4” organizado pelo Clube Soroptimist International de Caldas da Rainha

Tratou-se de um evento solidário e de sensibilização para os diversos mecanismos de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Neste evento foi também conhecido o trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Apoio à Vítima Doméstica das Caldas da Rainha, com a presença de elementos da equipa, a jurista Sandra Correia, a psicóloga Sílvia Freitas e a técnica Débora Alves. Participou ainda no evento a vereadora responsável pelo pelouro da Ação Social, Maria da Conceição.

Para as representantes do Gabinete de Apoio à Vítima Doméstica das Caldas da Rainha o importante é sensibilizar as pessoas para o grave problema que é a violência. “Todo este processo de auxílio implica uma estrutura de interligação entre várias instituições e entidades, para que o trabalho seja realizado de maneira abrangente e total”, disse a vereadora.

Sandra Correia referiu que o problema da violência é transversal a todas as classes sociais e pode acontecer a crianças, mulheres, homens e idosos. Apelou à denúncia desituações de crime deviolência doméstica, pois trata-se de um crime público, pelo que todos temos o dever de denunciar, sendo que essa denúncia pode ser anónima.

A presidente do Clube Soroptimist International, Ina Vasques, iniciou a sessão explicando ao público presente que o Soroptimist Internacional é um clube de “mulheres voluntárias de diversas profissões que desenvolvem projetos em benefício de mulheres e meninas em 125 países e que foi fundada em 1921 na Califórnia e em Portugal desde 1985”.

Trata-se de uma Organização não Governamental (ONG) com estatuto consultivo junto das Nações Unidas e no Conselho da Europa. Existem 9 clubes em Portugal e 154 membros.

Segundo Ina Vasques, o Soroptimist Internacional tem realizado um “vasto trabalho na área da violência doméstica em parceria com outras entidades, com o intuito de contribuir para a promoção dos direitos humanos e do estatuto da mulher, que foram desde sempre os objetivos principais de ação”.

Um exemplo é o Projeto Porto d’Abrigo, doClube Soroptimist International Porto, que abriga vítimas de violência doméstica desde 2004, onde já acolheu e apoiou mais de 100 mulheres e 127 crianças.

O Clube Soroptimist International trabalha ainda em outras áreas como na educação, empoderamento económico, crianças, saúde, desenvolvimento sustentável e ambiente.

Ina Vasques recordou que a caldense Célia Antunes recebeu, em 2014, o prémio Soroptimist International Teresa Rosmaninho, atribuído à mentora do Projeto Olha-Te, sedeado nas Caldas da Rainha, que através de atividades expressivas e artísticas ajuda doentes oncológicos e seus familiares.

Referiu ainda alguns projectos que o Clube Soroptimist Internacional das Caldas da Rainha está a desenvolver neste momento, destacando o Projeto Atelier Solidário, em parceria com a Universidade Sénior das Caldas da Rainha, para a criação de vestidos para meninas de África, no âmbito do projecto Dress a Girl Around The World.

Ina Vasques salientou ainda o Projeto Stop Violência Doméstica, em parceria com o Gabinete de Apoio à Vitima de Violência Doméstica das Caldas da Rainha, através do qual vai ser efetuada uma campanha sensibilizadora para esta temática.

A presidente relatou que a União Soroptimist Internacional de Portugal viu o seu mérito reconhecido no encontro de Governadoras realizado de 25 a 27 de maio, em Lucerne – Suíça, tendo sido atribuído o Prémio Best Practice Award ao Projeto Aldeias Seguras e Resilientes, o papel das Mulheres, apresentado através de uma candidatura conjunta dos 9 clubes portugueses, na qual o clube das Caldas também participou.

O evento contou com a participação de Daniel Pinto, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), que referiu a importância deste tema que cada vez é mais preocupante. Foi feito o reconhecimento do Clube Soroptimist Internacional de Caldas da Rainha à melhor aluna da EHTO Sónia Santos, do curso de Gestão e Produção de Pastelaria, tendo sido atribuído um prémio à aluna no valor angariado no evento “Chá das 4”.

Houve animação com os jovens Margarida Tavares, João Amaral e Ana Carolina.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.