Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C
Clube Soroptimist International de Caldas da Rainha

“Chá das 4” promoveu evento solidário e de sensibilização para violência doméstica e familiar

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“We Stand Up For Woman - Distinção e Proteção da Mulher" foi o tema do evento “Chá das 4” que decorreu no dia 9 de junho no espaço Olha-Te, na Associação Recreio Club, organizado pelo Clube Soroptimist International de Caldas da Rainha.
“Distinção e Proteção da Mulher" foi o tema do evento “Chá das 4” organizado pelo Clube Soroptimist International de Caldas da Rainha

Tratou-se de um evento solidário e de sensibilização para os diversos mecanismos de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Neste evento foi também conhecido o trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Apoio à Vítima Doméstica das Caldas da Rainha, com a presença de elementos da equipa, a jurista Sandra Correia, a psicóloga Sílvia Freitas e a técnica Débora Alves. Participou ainda no evento a vereadora responsável pelo pelouro da Ação Social, Maria da Conceição.

Para as representantes do Gabinete de Apoio à Vítima Doméstica das Caldas da Rainha o importante é sensibilizar as pessoas para o grave problema que é a violência. “Todo este processo de auxílio implica uma estrutura de interligação entre várias instituições e entidades, para que o trabalho seja realizado de maneira abrangente e total”, disse a vereadora.

Sandra Correia referiu que o problema da violência é transversal a todas as classes sociais e pode acontecer a crianças, mulheres, homens e idosos. Apelou à denúncia desituações de crime deviolência doméstica, pois trata-se de um crime público, pelo que todos temos o dever de denunciar, sendo que essa denúncia pode ser anónima.

A presidente do Clube Soroptimist International, Ina Vasques, iniciou a sessão explicando ao público presente que o Soroptimist Internacional é um clube de “mulheres voluntárias de diversas profissões que desenvolvem projetos em benefício de mulheres e meninas em 125 países e que foi fundada em 1921 na Califórnia e em Portugal desde 1985”.

Trata-se de uma Organização não Governamental (ONG) com estatuto consultivo junto das Nações Unidas e no Conselho da Europa. Existem 9 clubes em Portugal e 154 membros.

Segundo Ina Vasques, o Soroptimist Internacional tem realizado um “vasto trabalho na área da violência doméstica em parceria com outras entidades, com o intuito de contribuir para a promoção dos direitos humanos e do estatuto da mulher, que foram desde sempre os objetivos principais de ação”.

Um exemplo é o Projeto Porto d’Abrigo, doClube Soroptimist International Porto, que abriga vítimas de violência doméstica desde 2004, onde já acolheu e apoiou mais de 100 mulheres e 127 crianças.

O Clube Soroptimist International trabalha ainda em outras áreas como na educação, empoderamento económico, crianças, saúde, desenvolvimento sustentável e ambiente.

Ina Vasques recordou que a caldense Célia Antunes recebeu, em 2014, o prémio Soroptimist International Teresa Rosmaninho, atribuído à mentora do Projeto Olha-Te, sedeado nas Caldas da Rainha, que através de atividades expressivas e artísticas ajuda doentes oncológicos e seus familiares.

Referiu ainda alguns projectos que o Clube Soroptimist Internacional das Caldas da Rainha está a desenvolver neste momento, destacando o Projeto Atelier Solidário, em parceria com a Universidade Sénior das Caldas da Rainha, para a criação de vestidos para meninas de África, no âmbito do projecto Dress a Girl Around The World.

Ina Vasques salientou ainda o Projeto Stop Violência Doméstica, em parceria com o Gabinete de Apoio à Vitima de Violência Doméstica das Caldas da Rainha, através do qual vai ser efetuada uma campanha sensibilizadora para esta temática.

A presidente relatou que a União Soroptimist Internacional de Portugal viu o seu mérito reconhecido no encontro de Governadoras realizado de 25 a 27 de maio, em Lucerne – Suíça, tendo sido atribuído o Prémio Best Practice Award ao Projeto Aldeias Seguras e Resilientes, o papel das Mulheres, apresentado através de uma candidatura conjunta dos 9 clubes portugueses, na qual o clube das Caldas também participou.

O evento contou com a participação de Daniel Pinto, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), que referiu a importância deste tema que cada vez é mais preocupante. Foi feito o reconhecimento do Clube Soroptimist Internacional de Caldas da Rainha à melhor aluna da EHTO Sónia Santos, do curso de Gestão e Produção de Pastelaria, tendo sido atribuído um prémio à aluna no valor angariado no evento “Chá das 4”.

Houve animação com os jovens Margarida Tavares, João Amaral e Ana Carolina.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161