Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C

Agrupamento D. João II apoia encarregados de educação na transição dos seus filhos para o 5º ano

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A transição do 1º ciclo para o 5º ano é vivida pela maioria das crianças de nove ou dez anos com muitas dúvidas, receios e angústias. Também os pais ficam ansiosos quando se aproxima o momento de transição. Com o objetivo de ajudar a apoiar a transição dos alunos para o 5º ano, as psicólogas do Agrupamento de Escolas D. João II, Susana Nogueira e Patrícia Barros, realizaram uma conferência no passado dia 7 para os encarregados de educação, no âmbito do “Dia do Agrupamento”. O auditório da escola D. João II encheu para esta iniciativa que pretendeu sensibilizar os encarregados de educação para a importância de “acompanharem a vida escolar dos filhos, contactando regularmente o diretor de turma, participando nas iniciativas, reuniões promovidas pela escola, conhecendo os recursos e serviço disponíveis”.
O auditório da escola D. João II encheu com esta iniciativa

“Fizemos pela primeira vez esta iniciativa porque considerámos que é um tema que também preocupa os pais”, disse a psicóloga Susana Nogueira, adiantando que consideraram este assunto uma das prioridades com o objetivo de dar “apoio aos pais porque eles são elementos fundamentais para depois ajudarem na transição dos filhos”.

Segundo esta responsável, a maioria dos jovens tem mais dificuldade na adaptação à nova escola que de uma forma geral, “é maior do que a primária, o número de professores e de disciplinas aumenta, existe um menor suporte emocional da parte dos professores, porque o tempo de contacto de cada um com os alunos diminui, e o método de ensino muda”. “A estrutura escolar torna-se mais complexa, as regras são diferentes e as crianças têm que ser mais autónomas, portanto, os pais devem, por isso, transmitir à criança segurança e tranquilidade relativamente a esta nova etapa de vida”, acrescentou.

Susana Nogueira aconselhou os encarregados de educação a fazerem uma equipa com a escola, sublinhando que “o envolvimento dos encarregados de educação e a comunicação entre eles e escola é absolutamente fulcral”.

A psicóloga Patrícia Barros desafiou mesmo os pais presentes a “irem à escola falar com o diretor de turma sobre coisas positivas, dando também sugestões porque a ida ao estabelecimento de ensino não precisa de ser somente sobre o mau comportamento ou sobre a dificuldade na aprendizagem”.

Patrícia Barros também alertou os encarregados de educação sobre a ansiedade que muitos alunos vivem por causa das notas, que por vezes se torna “excessiva, tendo de recorrer ao hospital”. “O mais importante é que o filho aprenda a gostar de estudar e se sinta valorizado pela sua prática”, afirmou, adiantando que “os pais devem dar prioridade ao trabalho e ao esforço que os filhos desenvolvem e, só depois, às notas escolares”. Aconselhou os encarregados de educação a “mostrarem aos filhos que são capazes, em vez de exigirem resultados elevados que se podem tornar prejudicais para a aprendizagem”.

De acordo com a psicóloga, para “ajudar os jovens no estudo é importante que em casa sejam asseguradas condições favoráveis para que estes possam trabalhar com qualidade todos os dias”.

Patrícia Barros exemplificou com a pirâmide de aprendizagem de Willima Glasser, onde aprendemos 10% a ler, 20% a escutar, 30% a ver, 50% a ver e escutar, 70% quando discutimos com outros (conversar, perguntar, repetir, entre outros), 80% a escrever, interpretar, traduzir, expressar e revisar, e 95% quando ensinamos aos outros (explicar, resumir, elaborar e ilustrar).

Disciplina de TIC no 5º ano no próximo ano letivo

A disciplina de tecnologia da informação e comunicação(TIC)vai passar a ser lecionada em todas as escolas públicas no 5º ano de escolaridade a partir do próximo ano letivo. As aulas de TIC deverão ocupar pelo menos uma hora semanal.

Outra mudança na legislação para o próximo ano letivo é, segundo Susana Nogueira, a forma de trabalhar do conselho de turma, com destaque para a área de projeto. “O intuito é serem os próprios alunos, a escolher dentro dos temas que lhes interessam mais, dentro da área que fazem parte do programa e trabalharem esses temas e a procurar uma maior dinâmica, indo ao encontro das necessidades do quotidiano”, explicou a psicóloga.

Vão fazer parte da atividade letiva da Escola D. João II a robótica e a dança. A legislação prevê, ainda, um maior ênfase na área da cidadania e desenvolvimento.

A proposta do 5º ano de escolaridade para o próximo ano letivo será português, inglês, história e geografia de Portugal, matemática, ciências naturais, educação visual, educação tecnológica, educação musical, educação física, cidadania e desenvolvimento, TIC, robótica, dança e apoio ao estudo. Haverá ainda os diferentes clubes e atividades extracurriculares.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas