Q

Previsão do tempo

9° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
9° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
8° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Dez lanches saudáveis para os miúdos levarem para a escola

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Para muitos pais, preparar os lanches das crianças para a escola é por vezes complicado. Entre uma alimentação mais saudável e os gostos dos mais pequenos, que são bombardeados com publicidade de bolachas e cerais com grandes quantidades de açúcar, há que decidir. O que devem, mesmo, conter os lanches para a escola? Esta questão e outras foram discutidas na conferência sobre lanches saudáveis que decorreu no passado dia 4, no auditório da Escola D. João II, com a nutricionista da Câmara Municipal das Caldas, Ana Pires.
A nutricionista partilhou no evento algumas receitas saudáveis como granola de frigideira

De acordo com a nutricionista, bolos, chocolates, e refrigerantes são de se evitar. A aposta deve ser em alimentos como pão, fruta, iogurte, leite ou queijo.

É muito importante que os lanches das crianças sejam variados e de alto valor nutricional. Segundo Ana Pires, há pouca diversidade dos lanches no sentido de alimentos saudáveis. “Os pais ainda preferem dar coisas mais fáceis de levar e de as crianças mastigarem para que não percam muito tempo, como por exemplo um pacote de bolachas ou um bolo, alimentos na maioria estejam carregados de açúcar, conservantes e gorduras”, explicou.

Sugeriu para o lanche da manhã, “leite e fruta e só um destes componentes, caso o pequeno-almoço tenha sido sustentável”. Para a merenda da tarde, aconselhou “um componente sólido (pão e fruta ou tostas) e componente líquido (iogurte ou leite)”.

Segundo a nutricionista, um lanche serve para “saciar temporariamente a fome, fornecer uma pequena quantidade de energia ou apenas para satisfazer o paladar”.

Uma merenda saudável e equilibrada controla as hormonas do apetite, reduz a produção de marcadores inflamatórios, acelera o metabolismo e, entre outros, ajuda a degradar a gordura e a construir músculo.

Ana Pires partilhou no evento algumas receitas saudáveis, como pasta de requeijão que pode ser barrada numa tosta, granola de frigideira, barras de cereais saudáveis e barritas “crua”.

Como atualmente temos que fazer muitas escolhas de alimentos, a nutricionista falou da importância de saber ler rótulos “para tomar as melhores decisões”. Revelou que uma bola de berlim (166g) tem 533 calorias e equivale a quatro pães, um palmier (100g) tem 483 calorias e equivale, a 3,6 pães, um bolo de arroz (68g) tem 291 calorias e equivale a 2,1 pães. Na lista de doces que Ana Pires mostrou o pastel de nata (77g) é o que tem menos calorias (214 e equivale a 1,6 pães).

Nutricionista do projeto em parceria com a autarquia e a unidade Saúde Pública Zé Povinho, de identificação e prevenção de obesidade infantil, nas escolas básicas do concelho das Caldas da Rainha, Ana Pires divulgou que “tenho ido às escolas fazer rastreio, e todas aquelas que apresentam um percentil de IMC acima dos 85, são chamadas novamente para consultas de nutrição para que possam baixar o percentil ou manter um peso mais estável para que ganhem mais saúde”.

Segundo esta responsável, no concelho das Caldas da Rainha os casos de percentil de obesidade infantil têm vindo a “estabilizar”. No entanto o percentil de excesso de peso tem vindo a subir. “Os dois percentis estão nos 30%, igual à média nacional, o que ainda é alarmante”, revelou, acrescentando que ainda “há muito caminho a percorrer”.

Esta iniciativa foi promovida pelo Agrupamento de Escolas D. João II com convite aos encarregados de educação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1