Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 17° C
14° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C

Cascas de caracóis iluminam procissão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A população da aldeia do Carvalhal, no concelho do Bombarral, viveu no dia 19 de março mais uma edição das Luminárias de São José.
Cascas de caracóis tinham um pavio que ardia e dava luz

As fachadas das casas foram decoradas com cascas de caracóis, que depois de cheias de azeite e com um pavio, ardiam, iluminando as ruas da aldeia.

Com o vento a soprar forte e a não dar tréguas, foi com muito esforço que os populares foram tentando que as cascas de caracóis que ornamentaram as suas habitações pudessem estar iluminadas, pelo menos, à passagem da procissão.

Como é habitual, o evento iniciou-se com a missa em honra de São José, celebrada pelo padre José Luís Guerreiro na Igreja do Santíssimo Sacramento do Carvalhal, seguindo-se a procissão pelas ruas da aldeia, acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense e por várias centenas de pessoas.

Organizadas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, com o apoio da Junta de Freguesia do Carvalhal, as Luminárias de São José remontam, segundo a tradição oral, à última década do século XIX, tendo sido iniciadas pelo pároco que na altura exercia funções e que sugeriu à população que na noite de 19 de março iluminasse as ruas com cascas de caracóis como ele vira noutra localidade.

Depois de alguns anos de interrupção, a tradição foi retomada em 1969 por intermédio do padre José Miguel Ferreira de Moura, tendo aliciado os José’s do Carvalhal para que fizessem de novo a antiga festa de São José, que se vai mantendo até aos dias de hoje.

Terminadas a celebrações religiosas, os participantes foram convidados a visitar a quinta edição da Feira de Artesanato, Doces e Licores, que decorreu no Salão Nobre da Sociedade Filarmónica do Carvalhal, tendo a banda desta instituição, que conta com mais de século e meio de existência, realizado uma breve atuação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).