Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 21° C
18° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
19° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C

Cascas de caracóis iluminam procissão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A população da aldeia do Carvalhal, no concelho do Bombarral, viveu no dia 19 de março mais uma edição das Luminárias de São José.
Cascas de caracóis tinham um pavio que ardia e dava luz

As fachadas das casas foram decoradas com cascas de caracóis, que depois de cheias de azeite e com um pavio, ardiam, iluminando as ruas da aldeia.

Com o vento a soprar forte e a não dar tréguas, foi com muito esforço que os populares foram tentando que as cascas de caracóis que ornamentaram as suas habitações pudessem estar iluminadas, pelo menos, à passagem da procissão.

Como é habitual, o evento iniciou-se com a missa em honra de São José, celebrada pelo padre José Luís Guerreiro na Igreja do Santíssimo Sacramento do Carvalhal, seguindo-se a procissão pelas ruas da aldeia, acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense e por várias centenas de pessoas.

Organizadas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, com o apoio da Junta de Freguesia do Carvalhal, as Luminárias de São José remontam, segundo a tradição oral, à última década do século XIX, tendo sido iniciadas pelo pároco que na altura exercia funções e que sugeriu à população que na noite de 19 de março iluminasse as ruas com cascas de caracóis como ele vira noutra localidade.

Depois de alguns anos de interrupção, a tradição foi retomada em 1969 por intermédio do padre José Miguel Ferreira de Moura, tendo aliciado os José’s do Carvalhal para que fizessem de novo a antiga festa de São José, que se vai mantendo até aos dias de hoje.

Terminadas a celebrações religiosas, os participantes foram convidados a visitar a quinta edição da Feira de Artesanato, Doces e Licores, que decorreu no Salão Nobre da Sociedade Filarmónica do Carvalhal, tendo a banda desta instituição, que conta com mais de século e meio de existência, realizado uma breve atuação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

GNR visita área protegida da Serra de Montejunto

A Comissão Diretiva da Área de Paisagem Protegida da Serra de Montejunto recebeu no dia 11 de junho a visita do tenente-coronel Clara da Fonseca, comandante territorial de Lisboa da GNR, que se fez acompanhar do sargento António Lourenço, comandante do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) do destacamento de Alenquer.

montejunto

Monte Olivett organiza Festival da Sardinha

O 21º Festival da Sardinha vai decorrer de 13 a 16 de junho, numa organização da Associação Cultural Desportiva Recreativa de Santo Onofre – Monte Olivett, nas Caldas da Rainha.

444137953 3600581563420280 5096377356679597478 n