Q

Previsão do tempo

20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C

Cascas de caracóis iluminam procissão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A população da aldeia do Carvalhal, no concelho do Bombarral, viveu no dia 19 de março mais uma edição das Luminárias de São José.
Cascas de caracóis tinham um pavio que ardia e dava luz

As fachadas das casas foram decoradas com cascas de caracóis, que depois de cheias de azeite e com um pavio, ardiam, iluminando as ruas da aldeia.

Com o vento a soprar forte e a não dar tréguas, foi com muito esforço que os populares foram tentando que as cascas de caracóis que ornamentaram as suas habitações pudessem estar iluminadas, pelo menos, à passagem da procissão.

Como é habitual, o evento iniciou-se com a missa em honra de São José, celebrada pelo padre José Luís Guerreiro na Igreja do Santíssimo Sacramento do Carvalhal, seguindo-se a procissão pelas ruas da aldeia, acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense e por várias centenas de pessoas.

Organizadas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, com o apoio da Junta de Freguesia do Carvalhal, as Luminárias de São José remontam, segundo a tradição oral, à última década do século XIX, tendo sido iniciadas pelo pároco que na altura exercia funções e que sugeriu à população que na noite de 19 de março iluminasse as ruas com cascas de caracóis como ele vira noutra localidade.

Depois de alguns anos de interrupção, a tradição foi retomada em 1969 por intermédio do padre José Miguel Ferreira de Moura, tendo aliciado os José’s do Carvalhal para que fizessem de novo a antiga festa de São José, que se vai mantendo até aos dias de hoje.

Terminadas a celebrações religiosas, os participantes foram convidados a visitar a quinta edição da Feira de Artesanato, Doces e Licores, que decorreu no Salão Nobre da Sociedade Filarmónica do Carvalhal, tendo a banda desta instituição, que conta com mais de século e meio de existência, realizado uma breve atuação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caldense vice-campeão nacional em triatlo cross

No dia 20 de abril decorreu o Campeonato Nacional de Triatlo Cross na Golegã, onde o atleta caldense Diogo Carvalhinho se sagrou vice-campeão nacional no seu escalão (20-24 anos), com o tempo de 2h26m04s.

diogo

Torneio Inter Regional de Desenvolvimento

Aproveitando a realização da Final da Taça de Portugal Feminina, no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, a Federação Portuguesa de Rugby (FPR), em colaboração com o Caldas Rugby Clube, levou a efeito, na manhã do passado domingo, o Torneio Inter-Regional de Desenvolvimento, no escalão Sub-14.

torneio 1

Atletas do Cadaval apurados para o nacional de karaté

No passado dia 14 decorreu na Póvoa de Santa Iria o regional de Karaté de Infantis, Iniciados e Juvenis, que contou com a presença dos atletas da Academia de Karaté de São Salvador e Espinheira, do concelho do Cadaval.

karate1