Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Feliciano Duarte demite-se do cargo de secretário-geral do PSD

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Feliciano Barreiras Duarte deixou de ser secretário-geral do PSD, depois da polémica em que esteve envolvido nos últimos dias, por causa do seu currículo académico e pela morada do Bombarral que deu obter para subsídios de transporte e ajudas de custo no âmbito do desempenho das funções de deputado na Assembleia da República entre 1999 e 2009, apesar de viver em Lisboa.

O bombarralense, que apresentou a demissão, afirma estar a ser “alvo de uma campanha ignominiosa” por causa da referência no seu currículo ao estatuto de “visiting scholar” (professor convidado) da Universidade de Berkeley, que a escola americana rejeita ser verdadeiro.

Considera que “nada fiz de errado”, assegurando que “todos os movimentos e ações relacionados com esse caso estão devidamente documentados e são inequívocos quanto à minha inocência”.

“Fui convidado para “visiting scholar” (estatuto que não confere qualquer grau académico) e não me fiz convidado. Não tirei qualquer proveito da Universidade de Berkely – nem financeiro, nem académico, nem profissional, nem político”, garante.

No seu entender, esta situação “tem o objectivo principal de atacar a direcção do PSD e em particular o seu líder, Rui Rio”.

A Procuradoria-Geral da República anunciou um inquérito sobre o assunto e Feliciano Duarte afirmou que essa medida “vai ao encontro dos meus mais profundos desejos de ver esta situação cabal e completamente esclarecida”.

Contudo, dado o avolumar da polémica, a que acresceu a revelação de que tinha indicado aos serviços da Assembleia da República, durante dez anos, a casa dos pais, no Bombarral, como a sua morada fiscal, apesar de viver em Lisboa, obtendo subsídios de transporte e ajudas de custo que não receberia de outra forma.

Feliciano Duarte já se defendeu: “Não obstante ter amplamente explicado que indiquei a morada fiscal ao Parlamento, como sempre tinha feito e como creio faz grande parte dos deputados, e que os regulamentos dos abonos dos deputados indicam claramente que a indicação da morada fiscal tende a prejudicar-me financeiramente, considero que é essencial uma clarificação total sobre as regras dos benefícios e ajudas de custo aos deputados, pelo que dirigirei ao senhor presidente da Assembleia da República um requerimento nesse sentido”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.