Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 17° C
14° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C

Fusão de associações que gerem equipamentos municipais por concretizar desde 2015

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A extinção da ADJCR – Associação para o Desenvolvimento da Juventude das Caldas da Rainha, que gere o Centro da Juventude, da ADIO – Associação para o Desenvolvimento Industrial do Oeste, que gere a Expoeste, e da Culturcaldas, que gere o Centro Cultural e de Congressos, fundindo estas três associações numa única, foi aprovada por unanimidade, em 2015, pela Assembleia Municipal, mas até agora está por concretizar.
Gestão do Centro da Juventude é criticada por vereadores do PS

Esta foi a razão pela qual os vereadores do Partido Socialista, Luís Patacho e Jaime Neto, votaram contra o protocolo a celebrar entre a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a ADJCR, para o ano de 2018.

Na declaração de voto que apresentaram no passado dia 19, os vereadores lembram que a fusão aprovada é

“assente em critérios de gestão profissionalizados e otimizados, com ganhos ao nível da rentabilização de recursos humanos, financeiros e de equipamentos”, pondo termo “à insustentabilidade económica das associações”.

Os estatutos da associação que irá materializar essa fusão foram aprovados em reunião de Câmara de 13 de novembro de 2017, mas os socialistas consideram que “se tivesse havido efetiva vontade da Câmara Municipal este processo já estaria há muito concluído e nesta altura já só existiria uma única associação, como deveria”.

Segundo os socialistas, a ADJCR “é uma associação excessivamente dependente da Câmara Municipal do ponto de vista programático, sendo como que um gabinete camarário de eventos para a juventude, como é igualmente dependente da Câmara Municipal do ponto de vista financeiro, representando o subsídio de 175 mil euros 88% do total da receita da associação”. “É, por isso, uma associação não sustentável, e portanto inviável, do ponto de vista financeiro, que apenas consegue obter 12% de receitas próprias do total da sua receita e que tem uma despesa com pessoal de 117 591,16 euros (59,13% da despesa), que é amplamente superior ao subsídio da Câmara Municipal para o seu funcionamento e gestão”.

Por outro lado, para os autarcas do PS “a gestão do Centro da Juventude não cumpre com o seu principal objetivo, que é permitir o acesso dos jovens a ferramentas pedagógicas e culturais para o desenvolvimento dos seus projetos, coletivos ou individuais”. “O Centro da Juventude deve ser o centro embrionário das organizações juvenis concelhias e estar focado em exclusivo no “público” jovem, o que não sucede actualmente”, sustentam.

Em relação à ADIO, apontam que “é uma associação com um longo historial de completa insustentabilidade financeira, de que foi exemplo maior a necessidade da recompra da Expoeste pela Câmara Municipal para evitar que esse edifício não fosse exposto a penhoras de credores da associação e subsequente venda judicial. Negócio, evidentemente, desastroso para o Município do ponto de vista da boa gestão dos dinheiros públicos, que assim desbaratou mais de três centenas e meia de milhares de euros”.

Por entenderem que a ADIO já deveria ter sido extinta, “até pelos graves prejuízos financeiros que tem causado ao Município”, e que este modelo de financiamento à associação “já provou à saciedade que é chover no molhado”, os vereadores do PS também votaram contra o protocolo a celebrar entre a Câmara e a ADIO para o ano de 2018.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas