Q

Previsão do tempo

20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C

Fusão de associações que gerem equipamentos municipais por concretizar desde 2015

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A extinção da ADJCR – Associação para o Desenvolvimento da Juventude das Caldas da Rainha, que gere o Centro da Juventude, da ADIO – Associação para o Desenvolvimento Industrial do Oeste, que gere a Expoeste, e da Culturcaldas, que gere o Centro Cultural e de Congressos, fundindo estas três associações numa única, foi aprovada por unanimidade, em 2015, pela Assembleia Municipal, mas até agora está por concretizar.
Gestão do Centro da Juventude é criticada por vereadores do PS

Esta foi a razão pela qual os vereadores do Partido Socialista, Luís Patacho e Jaime Neto, votaram contra o protocolo a celebrar entre a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a ADJCR, para o ano de 2018.

Na declaração de voto que apresentaram no passado dia 19, os vereadores lembram que a fusão aprovada é

“assente em critérios de gestão profissionalizados e otimizados, com ganhos ao nível da rentabilização de recursos humanos, financeiros e de equipamentos”, pondo termo “à insustentabilidade económica das associações”.

Os estatutos da associação que irá materializar essa fusão foram aprovados em reunião de Câmara de 13 de novembro de 2017, mas os socialistas consideram que “se tivesse havido efetiva vontade da Câmara Municipal este processo já estaria há muito concluído e nesta altura já só existiria uma única associação, como deveria”.

Segundo os socialistas, a ADJCR “é uma associação excessivamente dependente da Câmara Municipal do ponto de vista programático, sendo como que um gabinete camarário de eventos para a juventude, como é igualmente dependente da Câmara Municipal do ponto de vista financeiro, representando o subsídio de 175 mil euros 88% do total da receita da associação”. “É, por isso, uma associação não sustentável, e portanto inviável, do ponto de vista financeiro, que apenas consegue obter 12% de receitas próprias do total da sua receita e que tem uma despesa com pessoal de 117 591,16 euros (59,13% da despesa), que é amplamente superior ao subsídio da Câmara Municipal para o seu funcionamento e gestão”.

Por outro lado, para os autarcas do PS “a gestão do Centro da Juventude não cumpre com o seu principal objetivo, que é permitir o acesso dos jovens a ferramentas pedagógicas e culturais para o desenvolvimento dos seus projetos, coletivos ou individuais”. “O Centro da Juventude deve ser o centro embrionário das organizações juvenis concelhias e estar focado em exclusivo no “público” jovem, o que não sucede actualmente”, sustentam.

Em relação à ADIO, apontam que “é uma associação com um longo historial de completa insustentabilidade financeira, de que foi exemplo maior a necessidade da recompra da Expoeste pela Câmara Municipal para evitar que esse edifício não fosse exposto a penhoras de credores da associação e subsequente venda judicial. Negócio, evidentemente, desastroso para o Município do ponto de vista da boa gestão dos dinheiros públicos, que assim desbaratou mais de três centenas e meia de milhares de euros”.

Por entenderem que a ADIO já deveria ter sido extinta, “até pelos graves prejuízos financeiros que tem causado ao Município”, e que este modelo de financiamento à associação “já provou à saciedade que é chover no molhado”, os vereadores do PS também votaram contra o protocolo a celebrar entre a Câmara e a ADIO para o ano de 2018.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caldense vice-campeão nacional em triatlo cross

No dia 20 de abril decorreu o Campeonato Nacional de Triatlo Cross na Golegã, onde o atleta caldense Diogo Carvalhinho se sagrou vice-campeão nacional no seu escalão (20-24 anos), com o tempo de 2h26m04s.

diogo

Torneio Inter Regional de Desenvolvimento

Aproveitando a realização da Final da Taça de Portugal Feminina, no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, a Federação Portuguesa de Rugby (FPR), em colaboração com o Caldas Rugby Clube, levou a efeito, na manhã do passado domingo, o Torneio Inter-Regional de Desenvolvimento, no escalão Sub-14.

torneio 1

Atletas do Cadaval apurados para o nacional de karaté

No passado dia 14 decorreu na Póvoa de Santa Iria o regional de Karaté de Infantis, Iniciados e Juvenis, que contou com a presença dos atletas da Academia de Karaté de São Salvador e Espinheira, do concelho do Cadaval.

karate1