Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C

Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro uniu talentos em espetáculo

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro realizou no passado dia 13 o espetáculo de Natal, que esgotou o grande auditório do Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha. “A Nossa Terra Muitos Natais”, foi o tema da festa que simbolizou a tolerância entre os povos e com a mensagem de que o nascimento de Jesus se comemora em várias religiões e pelo mundo. Foi uma festa de criatividade e talento reuniu alunos e professores num clima de muita animação.
Nascimento de Jesus em 2017 (teatro)

Dança, teatro, esquema de ginástica acrobática, canções, poesia, demonstrações desportivas fizeram parte do programa do espetáculo, apresentado por alunos que se vestiram a rigor

Um grupo de alunos do décimo primeiro ano apresentou um teatro sobre o nascimento de Jesus em 2017, demonstrando como seria o Natal de hoje.

“A Amizade é o nosso Mel” foi o tema de uma atuação que contou com o canto de músicas de Natal acompanhado por língua gestual.

Este ano houve como novidade a atuação dos alunos adultos estrangeiros de 16 nacionalidades diferentes que frequentam a Escola Rafael Bordalo Pinheiro para aprender a língua portuguesa. Uma turma de 20 estudantes levou ao espetáculo canções de Natal de vários países. O segundo grupo composto por 25 estrangeiros expressou a alegria e vontade de aprender português e desejou ao público um “Feliz Natal” em várias línguas.

A festa terminou com o teatro “Desencontros”, sobre vários estrangeiros oriundos de diferentes países perdidos no aeroporto de Lisboa à procura do seu voo.

A diretora do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Maria do Céu Santos, destacou a qualidade do espetáculo, que envolveu cerca de 200 alunos e dezenas de professores.

Segundo a responsável, a festa foi possível devido ao apoio de uma grande equipa de docentes e estudantes. Os alunos do curso de técnico de audiovisuais auxiliaram no registo da festa e os alunos de turismo ajudaram com a distribuição de café, chá e bolos.

Maria do Céu Santos também elogiou a participação dos alunos estrangeiros na festa, sublinhando que é uma forma de se “integrarem na comunidade escolar”. Recordou que fizeram na escola a festa de São Martinho e os alunos estrangeiros levaram iguarias dos países e a turma de turismo apresentou a tradição do festejo da castanha.

António Xavier, coordenador da Festa de Natal e professor de teatro, música e geografia, disse que começaram a preparar a festa no princípio das aulas. A logística é, segundo o docente, “pesada”, mas no final é “muito gratificante e vale a pena porque os meninos e pais merecem uma festa destas e merecem o nosso esforço”.

“A escola tem alunos muito criativos e participativos e foi uma equipa muito grande que fez a festa”, adiantou.

Destacou ainda o espírito natalício que a festa cria. “A mística da escola vive-se melhor nestes momentos, os alunos unem-se mais aos professores e todos trabalham com o mesmo fim”, apontou, acrescentando que ninguém é obrigado a nada. “Eles vão trabalhar e vão treinar porque querem, porque estão cheios de vontade de o fazer”, sublinhou o docente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1