Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C

Menu típico alemão no restaurante pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) continua este ano letivo com o projeto “Raízes”, em que os alunos confecionam diversos produtos depois de aprofundarem a sua origem. A terceira iniciativa no ano letivo em curso teve lugar na passada quinta-feira, no restaurante pedagógico que abriu ao público com um menu típico alemão no âmbito do módulo “gastronomia europeia”. A ementa foi preparada por alunos das turmas do 3º ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria (TCP), sendo servida pelos alunos do 3º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas.
Os alunos responsáveis pela confeção da ementa, Luís Roldado, Margarida Mendinhas e Rafaela Branco, acompanhadas pelo diretor da EHTO, Daniel Pinto, e o chefe Luís Tarenta

Foram responsáveis pela ementa os alunos Luís Pedro Roldado, Margarida Mendinhas e Rafaela Branco, do curso de TCP, orientados pelo chefe Luís Tarenta.

“Poder aprender ao lado do chefe Luís Tarenta e ser estimulada a estudar formas de utilização de produtos típicos da Alemanha na confeção desta ementa gastronómica, foi muito gratificante” para a aluna Margarida Mendinhas, de 22 anos, da Benedita, que quer seguir a profissão e abrir o seu restaurante.

País de ricas tradições culturais e gastronómicas, a carne mais consumida na Alemanha é a suína. O eisbein, joelho de porco em alemão, é um dos pratos mais famosos e é consumido assado ou defumado, geralmente acompanhado de chucrute. Os salsichões também são muito apreciados naquele país alemão. A bebida alcoólica mais consumida é a cerveja.

Refeição agrada

A refeição teve casa cheia e o menu agradou aos participantes.

Logo no início no bar os clientes provaram um mojito feito com cerveja.

Como entrada foi servido salmão curado (gravad lax) com batata. Seguiu-se o prato de pernil de porco com chucrute e puré de maça (einsbein mit sauerkraut).

Este menu foi especial e teve duas sobremesas típicas daquele país. A primeira a ir para a mesa foi strudel de maçã e frutos vermelhos (apfelstrudel). Depois foi servido o bolo floresta negra (schwarzwaelder kirschtorte) que surgiu com este mesmo nome na Alemanha.

Numa degustação típica de Alemanha havia que provar as suas cervejas, por isso foi servida uma seleção, com destaque para a preta que tem uma coloração opaca e escura, com um aroma peculiar.

Foram também servidos os famosos pães alemães “pretzel” e “vollkornbrot”, muito populares entre as populações de língua alemã e os mais tradicionais nas padarias alemãs.

O chefe Ramiro Ferreira, formador do curso de Padaria Avançada da EHTO, colaborou na confeção do pão. Segundo o profissional, o “vollkornbrot” é um pão preto integral de centeio, com uma fermentação larga, e leva sementes para dar mais aroma e um pouco de mel para adocicar um pouco um pão. A presença do malte faz com que fique escuro. “É saboroso e muito saudável”, referiu.

O formador indicou que no curso trabalham a panificação regional, nacional e internacional, revelando que “as aulas com bastante prática e conteúdo abrem os horizontes aos alunos”.

Para o chefe Luís Tarenta, o menu alemão é sempre uma “experiência diferente”. “Recorremos à pesquisa e à colaboração de alguns professores e foi uma ementa que nos deu mais trabalho a confecionar porque tem uma técnica diferente da nossa”, disse o formador, explicando que prato de pernil de porco é equivalente ao nosso cozido à portuguesa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas