Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C

Menu típico alemão no restaurante pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) continua este ano letivo com o projeto “Raízes”, em que os alunos confecionam diversos produtos depois de aprofundarem a sua origem. A terceira iniciativa no ano letivo em curso teve lugar na passada quinta-feira, no restaurante pedagógico que abriu ao público com um menu típico alemão no âmbito do módulo “gastronomia europeia”. A ementa foi preparada por alunos das turmas do 3º ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria (TCP), sendo servida pelos alunos do 3º ano de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas.
Os alunos responsáveis pela confeção da ementa, Luís Roldado, Margarida Mendinhas e Rafaela Branco, acompanhadas pelo diretor da EHTO, Daniel Pinto, e o chefe Luís Tarenta

Foram responsáveis pela ementa os alunos Luís Pedro Roldado, Margarida Mendinhas e Rafaela Branco, do curso de TCP, orientados pelo chefe Luís Tarenta.

“Poder aprender ao lado do chefe Luís Tarenta e ser estimulada a estudar formas de utilização de produtos típicos da Alemanha na confeção desta ementa gastronómica, foi muito gratificante” para a aluna Margarida Mendinhas, de 22 anos, da Benedita, que quer seguir a profissão e abrir o seu restaurante.

País de ricas tradições culturais e gastronómicas, a carne mais consumida na Alemanha é a suína. O eisbein, joelho de porco em alemão, é um dos pratos mais famosos e é consumido assado ou defumado, geralmente acompanhado de chucrute. Os salsichões também são muito apreciados naquele país alemão. A bebida alcoólica mais consumida é a cerveja.

Refeição agrada

A refeição teve casa cheia e o menu agradou aos participantes.

Logo no início no bar os clientes provaram um mojito feito com cerveja.

Como entrada foi servido salmão curado (gravad lax) com batata. Seguiu-se o prato de pernil de porco com chucrute e puré de maça (einsbein mit sauerkraut).

Este menu foi especial e teve duas sobremesas típicas daquele país. A primeira a ir para a mesa foi strudel de maçã e frutos vermelhos (apfelstrudel). Depois foi servido o bolo floresta negra (schwarzwaelder kirschtorte) que surgiu com este mesmo nome na Alemanha.

Numa degustação típica de Alemanha havia que provar as suas cervejas, por isso foi servida uma seleção, com destaque para a preta que tem uma coloração opaca e escura, com um aroma peculiar.

Foram também servidos os famosos pães alemães “pretzel” e “vollkornbrot”, muito populares entre as populações de língua alemã e os mais tradicionais nas padarias alemãs.

O chefe Ramiro Ferreira, formador do curso de Padaria Avançada da EHTO, colaborou na confeção do pão. Segundo o profissional, o “vollkornbrot” é um pão preto integral de centeio, com uma fermentação larga, e leva sementes para dar mais aroma e um pouco de mel para adocicar um pouco um pão. A presença do malte faz com que fique escuro. “É saboroso e muito saudável”, referiu.

O formador indicou que no curso trabalham a panificação regional, nacional e internacional, revelando que “as aulas com bastante prática e conteúdo abrem os horizontes aos alunos”.

Para o chefe Luís Tarenta, o menu alemão é sempre uma “experiência diferente”. “Recorremos à pesquisa e à colaboração de alguns professores e foi uma ementa que nos deu mais trabalho a confecionar porque tem uma técnica diferente da nossa”, disse o formador, explicando que prato de pernil de porco é equivalente ao nosso cozido à portuguesa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos