Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Foi há 90 anos que a vila das Caldas da Rainha foi elevada à categoria de cidade

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Este ano foi no Largo Frederico Ferreira Pinto Basto, em frente ao Café Creme, que se comemorou o 90º aniversário da data em que foi decretada a elevação da vila das Caldas da Rainha a cidade. A sessão, que teve direito a um bolo de aniversário gigante, também contou com a atuação da Banda Comércio e Indústria.
Abilio Camacho e Tinta Ferreira sopraram as velas

A ideia de comemorar esta data na freguesia de Santo Onofre partiu do presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Abílio Camacho visto que no passado coube ao presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório a escolha do sítio.

Na cerimónia estiveram presentes vários autarcas e entidades caldenses juntaram-se às celebrações do presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, que realçou a importância desta data para a história das Caldas da Rainha.

Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas, recordou que o decreto-lei de 26 de novembro de 1926, que entrou em vigor em agosto de 1927, oficializou a categoria de cidade, por considerar que a vila das Caldas da Rainha, “graças à atividade dos seus habitantes, graças às excelências das suas termas, adquiriu um desenvolvimento que bem justifica a sua elevação”. “Hoje em dia é muito corriqueiro, qualquer vila ser elevada a cidade”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.

Para o autarca, “temos o dever de assinalar essa elevação com um momento solene”, e cabe a cada freguesia organizar as suas festas de elevação. “A cidade hoje tem duas freguesias, sendo que cada ano uma fica responsável pela organização desse feito”, explicou Tinta Ferreira. Destacou também que as Caldas da Rainha tem mais de trinta mil habitantes, e um grande núcleo urbano, o que faz dela, “uma cidade forte com um grande futuro”, e isso “é muito importante valorizar”.

Após os discursos, cantou-se o “Fado das Caldas” e partiu-se o bolo de aniversário.

Mariana Martinho

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.