Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C

Estudantes da ESAD.CR premiados por projetos de design inovadores

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Estudantes da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) estiveram em destaque na quarta edição do concurso nacional de design e criatividade Verallia Design Awards que distinguiu os melhores projetos de garrafas em vidro para vinhos de mesa, arrebatando três prémios.
Projeto de Hugo Martins

Hugo Martins foi galardoado com o segundo lugar e Paulo Oliveira recebeu a quarta classificação. Ambos são do mestrado em Design de Produto. Foi ainda atribuída a primeira menção honrosa a Ana Casimiro, estudante da licenciatura em Design de Produto – Cerâmica e Vidro.

No total concorreram 87 projetos de todo o país ao concurso da Verallia, marca de embalagens alimentares em vidro. Cada candidato deveria imaginar uma garrafa de vinho em vidro, explorando ao máximo as possibilidades de criação que oferece o material, sob o mote “A garrafa e o seu vinho”, e tendo em mente que, conforme defende a organização, “a garrafa é como o cartão de visita de um vinho”. “Uma garrafa é o primeiro contacto visual que o consumidor tem com o vinho e torna-se a primeira forma de diferenciar cada vinho e facilitar a escolha. A beleza ou o design inovador de uma garrafa pode representar e elevar o nível de excelência de uma bebida”, sustenta a organização.

Alchemy, o projeto de Hugo Martins, apresenta socalcos no pescoço da garrafa, que se assemelham ao “espremer, o esmagar, o triturar” da uva, e que servem uma função prática, para que “o utilizador consiga, de forma mais segura, agarrar a garrafa, tendo mais aderência”. Já a garrafa d’Alma, de Paulo Oliveira, “apresenta-se com um desenho sóbrio, elegante, inteligente e inovador”, e “foca-se na interação entre garrafa-vinho-consumidor”. A garrafa apresenta ainda um elemento disruptor, um código QR que é mostrado apenas com o escorrimento das gotas pelo gargalo. Para o autor da peça, “d’Alma produz uma interessante e sedutora experiência estética”.

Ana Casimiro concorreu com D’ouro, que a autora apresenta como “uma inspiração para qualquer apreciador de vinho”. “Inspirada nas vinhas das encostas do Douro, esta garrafa apresenta nos seus ombros desníveis assemelhando-se aos socalcos existentes no Douro Vinhateiro, o seu corpo vai buscar as formas dos antigos cestos de vime com que se transportavam as uvas, na vindima. Por ter esta forma afunilada facilita a pega e faz com se torne mais agradável ao consumidor”, descreve.

Os prémios do Verallia Design Awards 2017 variam entre 300 e 2.000 euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas