Hugo Martins foi galardoado com o segundo lugar e Paulo Oliveira recebeu a quarta classificação. Ambos são do mestrado em Design de Produto. Foi ainda atribuída a primeira menção honrosa a Ana Casimiro, estudante da licenciatura em Design de Produto – Cerâmica e Vidro.
No total concorreram 87 projetos de todo o país ao concurso da Verallia, marca de embalagens alimentares em vidro. Cada candidato deveria imaginar uma garrafa de vinho em vidro, explorando ao máximo as possibilidades de criação que oferece o material, sob o mote “A garrafa e o seu vinho”, e tendo em mente que, conforme defende a organização, “a garrafa é como o cartão de visita de um vinho”. “Uma garrafa é o primeiro contacto visual que o consumidor tem com o vinho e torna-se a primeira forma de diferenciar cada vinho e facilitar a escolha. A beleza ou o design inovador de uma garrafa pode representar e elevar o nível de excelência de uma bebida”, sustenta a organização.
Alchemy, o projeto de Hugo Martins, apresenta socalcos no pescoço da garrafa, que se assemelham ao “espremer, o esmagar, o triturar” da uva, e que servem uma função prática, para que “o utilizador consiga, de forma mais segura, agarrar a garrafa, tendo mais aderência”. Já a garrafa d’Alma, de Paulo Oliveira, “apresenta-se com um desenho sóbrio, elegante, inteligente e inovador”, e “foca-se na interação entre garrafa-vinho-consumidor”. A garrafa apresenta ainda um elemento disruptor, um código QR que é mostrado apenas com o escorrimento das gotas pelo gargalo. Para o autor da peça, “d’Alma produz uma interessante e sedutora experiência estética”.
Ana Casimiro concorreu com D’ouro, que a autora apresenta como “uma inspiração para qualquer apreciador de vinho”. “Inspirada nas vinhas das encostas do Douro, esta garrafa apresenta nos seus ombros desníveis assemelhando-se aos socalcos existentes no Douro Vinhateiro, o seu corpo vai buscar as formas dos antigos cestos de vime com que se transportavam as uvas, na vindima. Por ter esta forma afunilada facilita a pega e faz com se torne mais agradável ao consumidor”, descreve.
Os prémios do Verallia Design Awards 2017 variam entre 300 e 2.000 euros.
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