Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 8° C
  • Thursday 14° C

Estudantes da ESAD.CR premiados por projetos de design inovadores

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Estudantes da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) estiveram em destaque na quarta edição do concurso nacional de design e criatividade Verallia Design Awards que distinguiu os melhores projetos de garrafas em vidro para vinhos de mesa, arrebatando três prémios.
Projeto de Hugo Martins

Hugo Martins foi galardoado com o segundo lugar e Paulo Oliveira recebeu a quarta classificação. Ambos são do mestrado em Design de Produto. Foi ainda atribuída a primeira menção honrosa a Ana Casimiro, estudante da licenciatura em Design de Produto – Cerâmica e Vidro.

No total concorreram 87 projetos de todo o país ao concurso da Verallia, marca de embalagens alimentares em vidro. Cada candidato deveria imaginar uma garrafa de vinho em vidro, explorando ao máximo as possibilidades de criação que oferece o material, sob o mote “A garrafa e o seu vinho”, e tendo em mente que, conforme defende a organização, “a garrafa é como o cartão de visita de um vinho”. “Uma garrafa é o primeiro contacto visual que o consumidor tem com o vinho e torna-se a primeira forma de diferenciar cada vinho e facilitar a escolha. A beleza ou o design inovador de uma garrafa pode representar e elevar o nível de excelência de uma bebida”, sustenta a organização.

Alchemy, o projeto de Hugo Martins, apresenta socalcos no pescoço da garrafa, que se assemelham ao “espremer, o esmagar, o triturar” da uva, e que servem uma função prática, para que “o utilizador consiga, de forma mais segura, agarrar a garrafa, tendo mais aderência”. Já a garrafa d’Alma, de Paulo Oliveira, “apresenta-se com um desenho sóbrio, elegante, inteligente e inovador”, e “foca-se na interação entre garrafa-vinho-consumidor”. A garrafa apresenta ainda um elemento disruptor, um código QR que é mostrado apenas com o escorrimento das gotas pelo gargalo. Para o autor da peça, “d’Alma produz uma interessante e sedutora experiência estética”.

Ana Casimiro concorreu com D’ouro, que a autora apresenta como “uma inspiração para qualquer apreciador de vinho”. “Inspirada nas vinhas das encostas do Douro, esta garrafa apresenta nos seus ombros desníveis assemelhando-se aos socalcos existentes no Douro Vinhateiro, o seu corpo vai buscar as formas dos antigos cestos de vime com que se transportavam as uvas, na vindima. Por ter esta forma afunilada facilita a pega e faz com se torne mais agradável ao consumidor”, descreve.

Os prémios do Verallia Design Awards 2017 variam entre 300 e 2.000 euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

1.ª Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros

Decorreu entre 1 e 4 de fevereiro a 1.ª Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros, no Centro de Alto Rendimento do Pocinho, em Vila Nova de Foz Côa, levada a cabo pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), em parceria com a Rede Europeia das...

vinho

Associação Desportiva de Óbidos perde no campeonato de voleibol

A equipa de voleibol do escalão de veteranos masculinos da Associação Desportiva de Óbidos recebeu no passado dia o Sport Operário Marinhense, no Pavilhão Municipal de Óbidos, respeitante à 6ª. jornada do 7º. campeonato de voleibol de veteranos masculinos-distrito...

veteranos

Clube de Ténis das Caldas da Rainho campeão regional de Interclubes

Terminou no passado fim de semana o campeonato regional de interclubes nos escalões de sub16 femininos, seniores femininos e veteranos +55 masculinos. A equipa sub16 feminina do Clube de Ténis das Caldas da Rainha, composta pelas atletas Bárbara Brito, Carlota...

tenis