Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C
14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C

Movimento antitouradas não impede evento na Benedita

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O movimento Marinhenses Anti-Touradas pediu à direção dos Bombeiros Voluntários da Benedita para cancelar a tourada prevista para 4 de junho, alegando tratar de um evento de “tortura de animais”, mas a corporação respondeu que se trata de uma tradição enraizada em Portugal, refutando a argumentação de quem pretende acabar com os espetáculos tauromáquicos.

Numa missiva também enviada à Câmara Municipal de Alcobaça e à Junta de Freguesia da Benedita, e dirigida ainda aos patrocinadores do evento, o movimento começa por referir que “a indústria tauromáquica, em desespero perante factos como o acentuado decréscimo do número anual de touradas e espectadores, tem feito de tudo para conseguir entrar em localidades onde a tradição não existe, valendo-se da existência de praças de touros ambulantes, ainda que estas ponham em causa a segurança do público”.

“Na tentativa de tornar a tauromaquia menos intolerável para as populações, esta mesma indústria recorre a manobras como a “beneficência”, aponta.

“A tauromaquia é uma atividade que implica violência extrema contra animais indefesos. Já fora do alcance da vista do público, os ferros/bandarilhas são arrancados à força do dorso das vítimas, o que lhes provoca extensas feridas e um sofrimento atroz. Por fim, na quase totalidade dos casos, resta a estas pobres vítimas aguardarem, em tremenda agonia, pelo abate em matadouro”, descreve o movimento, sedeado na Marinha Grande.

“Existem muitas formas dignas dos bombeiros angariarem fundos. Organizar espetáculos tauromáquicos não é certamente uma delas”, sustenta, apelando as autarquias que não apoiem o evento e recusem autorização.?A direção dos bombeiros considera “importa refutar uma prática recorrente dos antitaurinos”, que, no seu entender, tecem um conjunto de considerações que não correspondem à realidade.

“A corrida de toiros da Benedita é realizada desde 2002 com grande sucesso, não se podendo assim considerar que não existe tradição taurina nesta localidade. Todos os anos, de norte a sul do país, realizam-se em média cerca de 25 festivais taurinos de beneficência”, faz notar.

“ Ao contrário do que é referido, as bandarilhas não são arrancadas à força do dorso do toiro. Depois da lide, o animal regressa aos curros onde é tratado e as bandarilhas são retiradas através de procedimento médico-veterinário, pelo veterinário ou sob a sua supervisão. De seguida, o touro segue para o matadouro onde é abatido num prazo máximo de cinco horas ou regressa ao campo para ser semental, vivendo o resto dos seus dias em liberdade e procriando”, relata.

A corporação não encontra nenhuma razão que justifique o fim da tourada na Benedita. “Tem sido demonstrado desde 2002 que esta iniciativa cultural é acarinhada pela população local, que adere com entusiasmo à mesma”, vinca.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Estudantes apresentaram projetos para potenciar turismo

A apresentação dos Projetos GERAt - Etapa de Progressão Regional 2024 decorreu no dia 7 de maio no pequeno auditório do CCC – Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha.
Este ano letivo, a etapa regional contou com a participação de seis escolas da região Oeste, sendo que as diferentes etapas regionais reuniram 40 escolas a nível nacional.

GERAt 1