Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

Estudantes apresentaram projetos para potenciar turismo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A apresentação dos Projetos GERAt - Etapa de Progressão Regional 2024 decorreu no dia 7 de maio no pequeno auditório do CCC – Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha. Este ano letivo, a etapa regional contou com a participação de seis escolas da região Oeste, sendo que as diferentes etapas regionais reuniram 40 escolas a nível nacional.

O projeto selecionado para a final nacional do GERAt foi a proposta da turma 9ºC da Escola Básica 2° e 3° Ciclos Frei Estêvão Martins de Alcobaça, intitulada “Alcobaça, um destino lendário”.

Tem como objetivo transformar Alcobaça num destino lendário. “Histórias e lendas sobre Alcobaça são diversas, desde a lenda da escolha da localização do Mosteiro de Alcobaça, à história dos túmulos onde repousam os personagens do maior romance contado na história de Portugal, o amor de D. Pedro e D. Inês de Castro”, referem os estudantes, que sublinham que “existe também a mítica lenda do fantasma que permanece nas ruínas do castelo, enfeitiçando as donzelas que por lá passam ou as fontes, umas com mistérios ancestrais, outras com águas milagrosas”.

Assim, para que Alcobaça também possa ser vista como um destino lendário, os autores do projeto procederam ao levantamento das lendas, contos e mitos sobre todos os locais que envolvessem o concelho.

Foi escrito um livro, “Lendas por trás de Alcobaça”, com a compilação de todas as lendas encontradas.

Depois elaboraram um mapa digital de lendas do concelho, onde é possível localizar a freguesia que se pretende e clicar sobre um botão virtual para ter acesso a uma lenda existente nesse local.

Foi feita uma exposição virtual de lendas. Com esta exposição, pode-se ter acesso a todas as lendas expostas de uma forma mais interativa.

Foi igualmente estabelecida uma parceria com o Município de Alcobaça. Desta, resultou a possibilidade de os turistas terem acesso a um QR Code com a exposição virtual, o mapa digital de lendas e o livro “Lendas por trás de Alcobaça”, em formato digital.

O projeto “vai à final nacional que irá decorrer no dia 28 de maio na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

A escola selecionada vai ganhar um prémio monetário de 10.000 euros, atribuído pelo Turismo de Portugal, para a implementação do projeto vencedor.

O Projeto GERAt decorre de uma parceria entre o Turismo de Portugal e a Direção-Geral da Educação e tem como objetivo sensibilizar as gerações mais jovens para o potencial do turismo sustentável a nível local, nacional e internacional.

Escolas de Caldas e Óbidos participaram

Na Etapa de Progressão Regional apresentaram ainda projetos a turma 9º D do Agrupamento de Escolas D. João II, com “Aromas e Infusões do Rei (D. João II)”.

“ExploraRio” foi o nome da proposta do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva (turmas 7ºA e 7ºB).

“Escape Game Educativo – A herança de Josefa” foi o projeto apresentado pelo Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos (turma 8ºD).

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro da turma 8ºA e 8ªB levou ao concurso o projeto “Cardume no Ar”.

“Tecer abril – à descoberta do 16 de março de 1974” foi a proposta do Agrupamento de Escolas Raul Proença – 8ºC.

A sessão contou com um momento musical de piano elétrico do Conservatório de Música, com Carolina Caetano.

A receção das escolas foi feita pelos alunos do Curso “Gestão de Turismo da EHTO – Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, com a professora Susana Esteves.

A sessão de abertura da cerimónia contou com Célia Antunes, da EHTO, que apresentou a iniciativa e o presidente da Câmara das Caldas, Vítor Marques.

O júri foi composto por Viriato Dias, apoio ao Investimento Turístico do Turismo do Centro de Portugal, Mário Branquinho, diretor do CCC, e Daniel Pinto, diretor da EHTO.

GERAt 2
Fotografia de grupo no pequeno auditório do CCC
 
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo investe na marca Bordallo Pinheiro

Foi anunciado na passada sexta-feira que Cristiano Ronaldo, através da CR7, SA, e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, acordou a criação conjunta, em partes iguais, de uma nova empresa no Médio Oriente e Ásia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Bordallo Pinheiro e Vista Alegre naquelas áreas geográficas.

cristiano0

João Almeida venceu 6ª etapa da Volta à Suíça

O ciclista caldense João Almeida venceu nesta sexta-feira a etapa número seis da Volta à Suíça, com quatro segundos de vantagem sobre o 2º classificado, o camisola amarela Adam Yates, britânico que é seu colega de equipa na UAE Team Emirates. A bonificação de dez segundos alcançada com a vitória faz com que Almeida esteja na geral em 2º lugar, a 27 segundos de Yates, que ganhou um bónus de seis segundos.

almeida 1