Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C

Comissão alerta para necessidade de mais comboios na Linha do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Os utentes da Linha do Oeste estão a ser confrontados com uma nova vaga de supressões de comboios, no troço entre Caldas da Rainha e Meleças, fruto da cada vez maior falta de composições em circulação. Já se chegou ao ponto de substituir comboios por autocarros alugados”, alerta a Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste.

Segundo a comissão, “a CP deixou de investir há largo tempo em composições a “diesel” e na recuperação das que ainda tem ao serviço. Entretanto, como a eletrificação da Linha do Oeste tarda, há cada vez menos material circulante para garantir o tráfego normal e muito menos, as eventuais avarias ou acidentes”.

“Como se tal não chegasse, a CP decidiu dispensar para a Linha do Douro, a única automotora mais recente – a 592 – que assegurava o comboio inter-regional entre as Caldas da Rainha e Coimbra. Agora, este serviço passará a ser feito pelas UDD e pelas Allan, bem mais velhas e muito menos confortáveis”, adianta.

Para a comissão, “em termos gerais, estamos a assistir a uma degradação da qualidade do serviço prestado pela CP na Linha do Oeste, depois de nos anos mais recentes o número de passageiros ter subido, devido a uma melhoria dos horários, redução dos tempos de percurso e mais comboios”.

A comissão considera “muito preocupante” esta situação, que “poderá contribuir para afastar, de novo, os passageiros da Linha e com isto ficar em causa o processo de requalificação e modernização da Linha do Oeste”.

Sublinha também que “já deveria ter sido lançado o concurso para a obra de eletrificação do troço entre Meleças e Caldas da Rainha, o que não sucedeu, fazendo resvalar a conclusão da modernização desta parte da Linha do Oeste para depois do previsto, com graves consequências para os utentes”.

“Quanto mais tempo passar sem a eletrificação da Linha, mais se agravará a falta de composições e se degradará a qualidade do serviço prestado, sustenta, defendendo que a CP “deve, de imediato, não só repor a “592” daqui retirada, como reforçar o número de composições a circular, para evitar as anomalias verificadas nas últimas semanas” e exige que a Infraestruturas de Portugal “lance com a maior urgência o concurso da obra de eletrificação do troço Meleças/Caldas da Rainha”.

Foram já solicitadas audiências ao presidente do Conselho de Administração da CP e ao secretário de Estado das Infraestruturas para expor estas preocupações.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas