Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Comissão alerta para necessidade de mais comboios na Linha do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Os utentes da Linha do Oeste estão a ser confrontados com uma nova vaga de supressões de comboios, no troço entre Caldas da Rainha e Meleças, fruto da cada vez maior falta de composições em circulação. Já se chegou ao ponto de substituir comboios por autocarros alugados”, alerta a Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste.

Segundo a comissão, “a CP deixou de investir há largo tempo em composições a “diesel” e na recuperação das que ainda tem ao serviço. Entretanto, como a eletrificação da Linha do Oeste tarda, há cada vez menos material circulante para garantir o tráfego normal e muito menos, as eventuais avarias ou acidentes”.

“Como se tal não chegasse, a CP decidiu dispensar para a Linha do Douro, a única automotora mais recente – a 592 – que assegurava o comboio inter-regional entre as Caldas da Rainha e Coimbra. Agora, este serviço passará a ser feito pelas UDD e pelas Allan, bem mais velhas e muito menos confortáveis”, adianta.

Para a comissão, “em termos gerais, estamos a assistir a uma degradação da qualidade do serviço prestado pela CP na Linha do Oeste, depois de nos anos mais recentes o número de passageiros ter subido, devido a uma melhoria dos horários, redução dos tempos de percurso e mais comboios”.

A comissão considera “muito preocupante” esta situação, que “poderá contribuir para afastar, de novo, os passageiros da Linha e com isto ficar em causa o processo de requalificação e modernização da Linha do Oeste”.

Sublinha também que “já deveria ter sido lançado o concurso para a obra de eletrificação do troço entre Meleças e Caldas da Rainha, o que não sucedeu, fazendo resvalar a conclusão da modernização desta parte da Linha do Oeste para depois do previsto, com graves consequências para os utentes”.

“Quanto mais tempo passar sem a eletrificação da Linha, mais se agravará a falta de composições e se degradará a qualidade do serviço prestado, sustenta, defendendo que a CP “deve, de imediato, não só repor a “592” daqui retirada, como reforçar o número de composições a circular, para evitar as anomalias verificadas nas últimas semanas” e exige que a Infraestruturas de Portugal “lance com a maior urgência o concurso da obra de eletrificação do troço Meleças/Caldas da Rainha”.

Foram já solicitadas audiências ao presidente do Conselho de Administração da CP e ao secretário de Estado das Infraestruturas para expor estas preocupações.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta