Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
17° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C

Mulher que assaltava casas fica em prisão preventiva

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi apanhada em flagrante e ficou em prisão preventiva uma mulher, de 52 anos, que escalava vedações e subia até janelas partindo os vidros para entrar nas vivendas e furtar diversos artigos, ação que, segundo o destacamento da GNR das Caldas da Rainha, repetiu pelo menos dez vezes com sucesso em dezembro, em oito concelhos da zona Oeste, sendo nesta altura referenciada como a principal assaltante ao interior de residências que operava na região.
Material recuperado pela GNR

Apresentando grande destreza para a idade, a mulher, residente no Bombarral, não se intimidava com os obstáculos que lhe apareciam pela frente e chegava a escalar dois metros para penetrar no interior das casas, sempre na ausência dos moradores, e furtava joias, relógios, telemóveis, peças cerâmicas, cobertores, toalhas, entre outros artigos, inclusive um computador e uma televisão.

No passado dia 22, pelas treze horas, foi denunciada por populares que viram-na a assaltar uma residência em Peniche. Foi detida pela GNR mas o tribunal deixou-a em liberdade no dia seguinte com termo de identidade e residência.

Voltou a ser apanhada cerca da meia-noite de dia 26, na casa de emigrantes, em Alcobaça, pelo Núcleo de Investigação Criminal das Caldas da Rainha da GNR.

Fazia dos assaltos o seu modo de vida, não se conhecendo outra fonte de rendimento, após ter sido operária fabril. Com três filhos adultos e sendo inclusive já avó, a detida tinha casa na aldeia da Murteira, no Cadaval, de onde é natural, mas ocupava há pouco tempo outro imóvel no concelho vizinho do Bombarral.

Apesar de aparentar ser uma pessoa idónea, alguns habitantes na sua terra-natal não ficaram surpreendidos com a sua detenção, já que há poucas semanas souberam que ela tinha sido apanhada a assaltar uma residência em Chão do Sapo, no Cadaval. “Uma rapariga viu-a a entrar pela janela e chamou a GNR. Transportava consigo no carro um escadote e um martelo”, contou um popular.

O método que utilizava para assaltar as casas era basicamente repetido: Escolhia vivendas antigas e não novas com receio destas terem alarme e serem protegidas por cães, e atacava quando não estava ninguém no interior, a qualquer hora, estudando bem os locais antes de atuar. Escalava vedações, por vezes com recurso ao escadote, e subia até janelas partindo os vidros com o martelo para entrar nas vivendas. Depois de furtar o recheio que estava à mão, saía por portadas laterais.

Acabou algumas vezes por ser apanhada em flagrante pela GNR, mas depois de presente a tribunal saía sempre em liberdade com termo de identidade e residência. Agora o Tribunal de Alcobaça determinou a sua prisão preventiva na cadeia de Tires.

Foram realizadas duas buscas domiciliárias onde foram recuperados diversos objetos furtados, para além de dois carros utilizados nos assaltos e várias chapas de matrícula que usava para não ser detetada.

Divorciada, a mulher atuaria sozinha e é suspeita de também ter assaltado casas na região do Algarve, lesando os respetivos proprietários em milhares de euros em artigos.

É indiciada da prática de 17 crimes, entre os quais furtos no interior de residência, abastecimentos de viatura com fuga sem pagar, furto de chapas de matrícula e circulação com chapas de matrículas falsas.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Carregal e Sobral da Lagoa em festa

A festa em honra do Senhor Jesus do Carregal vai decorrer entre os dias 9 e 12 de maio naquela aldeia do concelho de Óbidos.

Ribafria vence Circuito de Ciclismo de Vila Chã de Ourique

A equipa do Centro Recreativo Popular da Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic venceu o 37º Circuito de Ciclismo de Vila Chã de Ourique (Cartaxo), tendo participado com sete unidades da sua formação: Jorge Marques, Raul Ribeiro, Jorge Letras, Paulo Simões, João Letras, Aníbal Santo e Gonçalo Santo.

ribafria

Vitória do Caldas Rugby Clube no último jogo em casa

Na última partida desta época do Campeonato Nacional da 1ª Divisão no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, nas Caldas da Rainha, o Caldas Rugby Clube recebeu o Bairrada, na nona jornada do Grupo de Permanência, e venceu por 43-30.

Carlos Prieto a caminho do toque de meta