Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Mulher que assaltava casas fica em prisão preventiva

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi apanhada em flagrante e ficou em prisão preventiva uma mulher, de 52 anos, que escalava vedações e subia até janelas partindo os vidros para entrar nas vivendas e furtar diversos artigos, ação que, segundo o destacamento da GNR das Caldas da Rainha, repetiu pelo menos dez vezes com sucesso em dezembro, em oito concelhos da zona Oeste, sendo nesta altura referenciada como a principal assaltante ao interior de residências que operava na região.
Material recuperado pela GNR

Apresentando grande destreza para a idade, a mulher, residente no Bombarral, não se intimidava com os obstáculos que lhe apareciam pela frente e chegava a escalar dois metros para penetrar no interior das casas, sempre na ausência dos moradores, e furtava joias, relógios, telemóveis, peças cerâmicas, cobertores, toalhas, entre outros artigos, inclusive um computador e uma televisão.

No passado dia 22, pelas treze horas, foi denunciada por populares que viram-na a assaltar uma residência em Peniche. Foi detida pela GNR mas o tribunal deixou-a em liberdade no dia seguinte com termo de identidade e residência.

Voltou a ser apanhada cerca da meia-noite de dia 26, na casa de emigrantes, em Alcobaça, pelo Núcleo de Investigação Criminal das Caldas da Rainha da GNR.

Fazia dos assaltos o seu modo de vida, não se conhecendo outra fonte de rendimento, após ter sido operária fabril. Com três filhos adultos e sendo inclusive já avó, a detida tinha casa na aldeia da Murteira, no Cadaval, de onde é natural, mas ocupava há pouco tempo outro imóvel no concelho vizinho do Bombarral.

Apesar de aparentar ser uma pessoa idónea, alguns habitantes na sua terra-natal não ficaram surpreendidos com a sua detenção, já que há poucas semanas souberam que ela tinha sido apanhada a assaltar uma residência em Chão do Sapo, no Cadaval. “Uma rapariga viu-a a entrar pela janela e chamou a GNR. Transportava consigo no carro um escadote e um martelo”, contou um popular.

O método que utilizava para assaltar as casas era basicamente repetido: Escolhia vivendas antigas e não novas com receio destas terem alarme e serem protegidas por cães, e atacava quando não estava ninguém no interior, a qualquer hora, estudando bem os locais antes de atuar. Escalava vedações, por vezes com recurso ao escadote, e subia até janelas partindo os vidros com o martelo para entrar nas vivendas. Depois de furtar o recheio que estava à mão, saía por portadas laterais.

Acabou algumas vezes por ser apanhada em flagrante pela GNR, mas depois de presente a tribunal saía sempre em liberdade com termo de identidade e residência. Agora o Tribunal de Alcobaça determinou a sua prisão preventiva na cadeia de Tires.

Foram realizadas duas buscas domiciliárias onde foram recuperados diversos objetos furtados, para além de dois carros utilizados nos assaltos e várias chapas de matrícula que usava para não ser detetada.

Divorciada, a mulher atuaria sozinha e é suspeita de também ter assaltado casas na região do Algarve, lesando os respetivos proprietários em milhares de euros em artigos.

É indiciada da prática de 17 crimes, entre os quais furtos no interior de residência, abastecimentos de viatura com fuga sem pagar, furto de chapas de matrícula e circulação com chapas de matrículas falsas.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss