Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C

Primeiro-ministro nos 25 anos de empresa agrícola de Atouguia da Baleia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O primeiro-ministro António Costa, acompanhado do ministro da agricultura, Capoulas Santos, participou no passado sábado na comemoração dos 25 anos da empresa Horta Pronta, em Atouguia da Baleia, à qual foi entregue a Medalha de Honra da Agricultura.
António Costa, com José Vala, presidente da administração, e o ministro Capoulas Santos

Trata-se de uma empresa de produção, tratamento e distribuição de produtos hortícolas, reconhecida como organização de produtores de hortícolas.

“É um bom exemplo da forma como os agricultores têm sabido encontrar uma melhor forma de se organizarem, para garantirem a concentração da oferta interna, para melhorarem o acesso aos mercados, racionalizarem recursos e proveitos e encontrarem melhores condições para acederem aos mercados externos”, declarou António Costa.

“O setor hortofrutícola mais do que duplicou a sua organização de produtores. Em 2005 eram 10% os produtores organizados e são agora 28%”, disse.

Estas estruturas, defendeu o primeiro-ministro, contribuíram para o “crescimento sustentado” da agricultura na última década, por isso têm um “papel crescente e notável”, afirmou.

É um setor que tem vindo a fazer “um esforço de internacionalização”, com as exportações a valerem 1200 milhões de euros por ano, representando 23% das exportações agrícolas. Até 2020, o Governo e o setor querem chegar aos dois mil milhões de euros em exportações.

Segundo a agência Lusa, a Horta Pronta fatura por ano 15 milhões de euros, tem uma centena de produtores associados e uma área de produção de 600 hectares.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).