Q

Previsão do tempo

20° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 20° C
20° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 21° C
20° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 22° C

Primeiro-ministro nos 25 anos de empresa agrícola de Atouguia da Baleia

13 de Dezembro, 2016
O primeiro-ministro António Costa, acompanhado do ministro da agricultura, Capoulas Santos, participou no passado sábado na comemoração dos 25 anos da empresa Horta Pronta, em Atouguia da Baleia, à qual foi entregue a Medalha de Honra da Agricultura.
António Costa, com José Vala, presidente da administração, e o ministro Capoulas Santos

Trata-se de uma empresa de produção, tratamento e distribuição de produtos hortícolas, reconhecida como organização de produtores de hortícolas.

“É um bom exemplo da forma como os agricultores têm sabido encontrar uma melhor forma de se organizarem, para garantirem a concentração da oferta interna, para melhorarem o acesso aos mercados, racionalizarem recursos e proveitos e encontrarem melhores condições para acederem aos mercados externos”, declarou António Costa.

“O setor hortofrutícola mais do que duplicou a sua organização de produtores. Em 2005 eram 10% os produtores organizados e são agora 28%”, disse.

Estas estruturas, defendeu o primeiro-ministro, contribuíram para o “crescimento sustentado” da agricultura na última década, por isso têm um “papel crescente e notável”, afirmou.

É um setor que tem vindo a fazer “um esforço de internacionalização”, com as exportações a valerem 1200 milhões de euros por ano, representando 23% das exportações agrícolas. Até 2020, o Governo e o setor querem chegar aos dois mil milhões de euros em exportações.

Segundo a agência Lusa, a Horta Pronta fatura por ano 15 milhões de euros, tem uma centena de produtores associados e uma área de produção de 600 hectares.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Protocolo apoia estudantes de Moçambique

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, o Politécnico de Leiria (IPL) e o Instituto de Bolsas de Moçambique assinaram, no passado sábado, um protocolo de cooperação que vai apoiar quatro estudantes de Moçambique que ingressem nos cursos Técnicos Superiores Profissionais ministrados pelo IPL.

protocolo

Carlota Canas Franca campeã em Alcobaça

Decorreu no Clube de Ténis de Alcobaça mais uma edição do torneio "Os Caloiros", prova oficial da Federação Portuguesa de Ténis destinada aos escalões de Sub12 e Sub16.

tenis 1

Caldas Rugby Clube mantém invencibilidade

Em jogo da 3ª jornada do campeonato nacional - Fase Apuramento Zona Sul, o Caldas Rugby Clube deslocou-se ao sintético do GD Direito, em Monsanto, para defrontar o ER Galiza, com bastante público afeto às duas equipas.

rugby 1