Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C

Primeiro-ministro nos 25 anos de empresa agrícola de Atouguia da Baleia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O primeiro-ministro António Costa, acompanhado do ministro da agricultura, Capoulas Santos, participou no passado sábado na comemoração dos 25 anos da empresa Horta Pronta, em Atouguia da Baleia, à qual foi entregue a Medalha de Honra da Agricultura.
António Costa, com José Vala, presidente da administração, e o ministro Capoulas Santos

Trata-se de uma empresa de produção, tratamento e distribuição de produtos hortícolas, reconhecida como organização de produtores de hortícolas.

“É um bom exemplo da forma como os agricultores têm sabido encontrar uma melhor forma de se organizarem, para garantirem a concentração da oferta interna, para melhorarem o acesso aos mercados, racionalizarem recursos e proveitos e encontrarem melhores condições para acederem aos mercados externos”, declarou António Costa.

“O setor hortofrutícola mais do que duplicou a sua organização de produtores. Em 2005 eram 10% os produtores organizados e são agora 28%”, disse.

Estas estruturas, defendeu o primeiro-ministro, contribuíram para o “crescimento sustentado” da agricultura na última década, por isso têm um “papel crescente e notável”, afirmou.

É um setor que tem vindo a fazer “um esforço de internacionalização”, com as exportações a valerem 1200 milhões de euros por ano, representando 23% das exportações agrícolas. Até 2020, o Governo e o setor querem chegar aos dois mil milhões de euros em exportações.

Segundo a agência Lusa, a Horta Pronta fatura por ano 15 milhões de euros, tem uma centena de produtores associados e uma área de produção de 600 hectares.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2