Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 17° C

DAR pretende instalação definitiva de um Fab Lab nas Caldas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A DAR, associação sem fins lucrativos, pretende constituir de forma definitiva nas Caldas da Rainha um Fab Lab, um espaço onde é mantido um conjunto de maquinaria de qualidade industrial, operada por meio de software open source que permite que ficheiros e informação digital se transforme em matéria. Por exemplo, “que os planos de uma cadeira sirvam para que a madeira seja cortada automaticamente e posteriormente se assemble essa mesma cadeira com facilidade”.
Avental de serviço (experimentado em cafés) por Rita Olivença, um protótipo de produto saído do Fab Lab em instalação (foto André Rocha)

O conceito nasceu no MIT – Massachussets Institute of Technology. Hoje, a sua rede é vasta e global, havendo Fab Labs a operar das mais diversas formas em quase todos os países do mundo. Embora respeitem alguns denominadores comuns, muitas são as formas como se adaptam de modo mais ou menos institucional às necessidades da sua comunidade.

O Fab Lab Caldas da Rainha nasceu na DAR nas suas anteriores instalações, na antiga moagem Ceres. A atividade que aqui desenvolveu fez-lhe merecer o reconhecimento enquanto Fab Lab em instalação.

“No entanto, as restrições financeiras da atividade 100% independente que a DAR leva a cabo e a ausência de modelo sustentável levaram-nos a repensar o projeto para que este possa evoluir de modo mais consolidado”, avança a associação.

A DAR pretende obter junto da comunidade, experts e outros agentes opiniões, contributos e manifestações de apoio, facilitação de acesso a meios, disponibilidade para parcerias, entre outras hipóteses. Este Fab Lab pretende ser baseado na partilha de recursos e admite ser elegível para aceder a financiamento público elementar que permita manter instalações e cumprir com a missão, e estabelecer acordos de parceria com o setor privado, para além de se procurar incrementar a participação associativa, e consequentemente o formato de quotizações.

“Pretendemos continuar com o projeto da loja online da DAR, mantendo aqui as receitas geradas pela distribuição de marcas internacionais de Open Hardware, que conseguimos e mantemos ao longo dos últimos anos, bem como acordos de comercialização de peças, dispositivos e outros artefactos que derivem de trabalhos no Fab Lab Caldas da Rainha, e pretendemos comercializar serviços de prototipagem baseados nos equipamentos existentes no Fab Lab, trabalho a efetuar fora do horário dos Open Days”, revela.

“Manter e incrementar a lógica das residências, agregando um espaço de cowork fundamentalmente vocacionado para postos de trabalho que se relacionem com as atividades a desenvolver no Laboratório”, é outro objetivo.

“O Fab Lab Caldas da Rainha é fundamentalmente um espaço vocacionado para a comunidade maker, para designers interessados em novos paradigmas produtivos e de disseminação do seu trabalho”, descreve a DAR, que tenciona criar uma zona/oficina e respetivos equipamentos de apoio às tecnologias cerâmicas, à agricultura, ao turismo e indústrias culturais.

Estão previstos open days à comunidade, a estudantes e estágios curriculares.

A associação pode ser contada pelo e-mail dar@d21s.org.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas