Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C

S. Martinho do Porto

José M. Esteves

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Não há bela sem senão! Há décadas que S. Martinho do Porto é ponto de referência para as nossas férias grandes, com mais ou menos assiduidade, conforme os compromissos da vida, mas sempre aquela praia que guardo como a da minha infância e, agora, da minha velhice.
S. Martinho do Porto é aquela praia que guardo como a da minha infância

Vêm os filhos, vão os filhos, vêm os netos, vão os netos, mas esta Baía sempre foi e será uma Concha de acolhimento para as centenas de famílias que aqui se refrescam com a sua prole mais ou menos abundante – é seguramente a praia que tem mais crianças por metro quadrado….

O sossego, a tranquilidade, a segurança e as características da Vila são um excelente convite para vir e voltar.

A partir de junho, paulatinamente, tudo vai ficando com mais sabor a praia, montam-se as barracas no areal, vêm os enxames de crianças com aquele alvoroço tradicional que nos enche de alegria e esperança renovada, até que em julho e agosto atinge o seu maior esplendor: restaurantes, cafés e esplanadas rejubilam para acolher quem a elege com o fim de desfrutar as suas almejadas e merecidas férias.

Porque tempo de lazer propicia Paz interior e “não só de pão vive o homem”, a Igreja também altera o seu compasso litúrgico e celebra diariamente a Eucaristia. Esta medida não é em vão, pois um facto é que, de ano para ano, são mais os veraneantes que vêm decididos a não dar férias a Deus…

Os esforços desencadeados e as melhorias alcançadas são muitos e bem visíveis: uma Baía cada vez mais encantadora e limpa, acolhedora e fotogénica, porém, há sempre um mas, o qual vou aqui deixar registado na esperança de que ainda possa sentar-me numa esplanada da marginal a saborear uma imperial com os amigos, um gelado com os netos ou um lanche com ”a patroa”, sem ter por cenário os muitos automóveis que estacionam entre mim e o mar. Será pedir muito? Uns canteiros com flores a delimitar o passeio, deixando entrever os barcos na Baía e eu diria que MELHOR É SEMPRE POSSÍVEL QUANDO OS HOMENS QUEREM…

José M. Esteves

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas