Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

S. Martinho do Porto

José M. Esteves

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Não há bela sem senão! Há décadas que S. Martinho do Porto é ponto de referência para as nossas férias grandes, com mais ou menos assiduidade, conforme os compromissos da vida, mas sempre aquela praia que guardo como a da minha infância e, agora, da minha velhice.
S. Martinho do Porto é aquela praia que guardo como a da minha infância

Vêm os filhos, vão os filhos, vêm os netos, vão os netos, mas esta Baía sempre foi e será uma Concha de acolhimento para as centenas de famílias que aqui se refrescam com a sua prole mais ou menos abundante – é seguramente a praia que tem mais crianças por metro quadrado….

O sossego, a tranquilidade, a segurança e as características da Vila são um excelente convite para vir e voltar.

A partir de junho, paulatinamente, tudo vai ficando com mais sabor a praia, montam-se as barracas no areal, vêm os enxames de crianças com aquele alvoroço tradicional que nos enche de alegria e esperança renovada, até que em julho e agosto atinge o seu maior esplendor: restaurantes, cafés e esplanadas rejubilam para acolher quem a elege com o fim de desfrutar as suas almejadas e merecidas férias.

Porque tempo de lazer propicia Paz interior e “não só de pão vive o homem”, a Igreja também altera o seu compasso litúrgico e celebra diariamente a Eucaristia. Esta medida não é em vão, pois um facto é que, de ano para ano, são mais os veraneantes que vêm decididos a não dar férias a Deus…

Os esforços desencadeados e as melhorias alcançadas são muitos e bem visíveis: uma Baía cada vez mais encantadora e limpa, acolhedora e fotogénica, porém, há sempre um mas, o qual vou aqui deixar registado na esperança de que ainda possa sentar-me numa esplanada da marginal a saborear uma imperial com os amigos, um gelado com os netos ou um lanche com ”a patroa”, sem ter por cenário os muitos automóveis que estacionam entre mim e o mar. Será pedir muito? Uns canteiros com flores a delimitar o passeio, deixando entrever os barcos na Baía e eu diria que MELHOR É SEMPRE POSSÍVEL QUANDO OS HOMENS QUEREM…

José M. Esteves

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos