Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C

S. Martinho do Porto

José M. Esteves
26 de Julho, 2016
Não há bela sem senão! Há décadas que S. Martinho do Porto é ponto de referência para as nossas férias grandes, com mais ou menos assiduidade, conforme os compromissos da vida, mas sempre aquela praia que guardo como a da minha infância e, agora, da minha velhice.
S. Martinho do Porto é aquela praia que guardo como a da minha infância

Vêm os filhos, vão os filhos, vêm os netos, vão os netos, mas esta Baía sempre foi e será uma Concha de acolhimento para as centenas de famílias que aqui se refrescam com a sua prole mais ou menos abundante – é seguramente a praia que tem mais crianças por metro quadrado….

O sossego, a tranquilidade, a segurança e as características da Vila são um excelente convite para vir e voltar.

A partir de junho, paulatinamente, tudo vai ficando com mais sabor a praia, montam-se as barracas no areal, vêm os enxames de crianças com aquele alvoroço tradicional que nos enche de alegria e esperança renovada, até que em julho e agosto atinge o seu maior esplendor: restaurantes, cafés e esplanadas rejubilam para acolher quem a elege com o fim de desfrutar as suas almejadas e merecidas férias.

Porque tempo de lazer propicia Paz interior e “não só de pão vive o homem”, a Igreja também altera o seu compasso litúrgico e celebra diariamente a Eucaristia. Esta medida não é em vão, pois um facto é que, de ano para ano, são mais os veraneantes que vêm decididos a não dar férias a Deus…

Os esforços desencadeados e as melhorias alcançadas são muitos e bem visíveis: uma Baía cada vez mais encantadora e limpa, acolhedora e fotogénica, porém, há sempre um mas, o qual vou aqui deixar registado na esperança de que ainda possa sentar-me numa esplanada da marginal a saborear uma imperial com os amigos, um gelado com os netos ou um lanche com ”a patroa”, sem ter por cenário os muitos automóveis que estacionam entre mim e o mar. Será pedir muito? Uns canteiros com flores a delimitar o passeio, deixando entrever os barcos na Baía e eu diria que MELHOR É SEMPRE POSSÍVEL QUANDO OS HOMENS QUEREM…

José M. Esteves

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Detido na Foz do Arelho por tráfico de droga

Um homem de 27 anos foi detido na Foz do Arelho na passada quarta-feira por tráfico de estupefacientes. No decorrer de uma ação de patrulhamento da GNR das Caldas da Rainha, com o reforço dos postos de São Martinho do Porto e do Bombarral, os militares depararam-se...

246347459 2428007130663237 4279653524251237677 n

Dupla fez roubo em supermercado e foi apanhada a assaltar restaurante

Dois jovens foram imobilizados por clientes quando tentavam assaltar um restaurante em Casais do Baleal, no concelho de Peniche, na noite de passada quinta-feira, depois de terem levado 290 euros de um supermercado na Foz do Arelho, sob ameaça de arma de fogo. Presentes a tribunal, foram deixados em liberdade com apresentações semanais às autoridades policiais, enquanto decorre o processo judicial.

assalto