Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
16° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C

A minha vida de universitário

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O JORNAL DAS CALDAS recolheu as histórias de treze jovens que acabaram ou estão a concluir os estudos universitários.
Tatiana Plácido, acompanhada da mãe

Pedimos que transmitissem como foi ou tem sido a vida de estudante distante (uns mais do que outros) da área de residência, como foi a experiência, os desafios, as dificuldades iniciais e como se tornou mais fácil. Também quisemos perceber que respostas de alojamento tiveram e como geriram despesas com casa, transporte, alimentação e custos da universidade. Por último, deixaram conselhos para os futuros universitários.

Tatiana Plácido, 18 anos, Caldas da Rainha

“O sol de Coimbra é diferente do sol do resto do mundo”

Estou no 1º ano da licenciatura em Direito, em Coimbra. A minha vontade de ir para longe era grande, o bichinho da liberdade e de viver sozinha atraía-me bastante. Desde que me lembro que queria ir para Coimbra, uma cidade linda, com um espírito académico fantástico. Queria poder dizer que aproveitei a universidade ao máximo e não que tinha sido apenas uma fase na minha vida em que simplesmente passei a viver sozinha.

É sempre difícil mudar de cidade, é um novo começo, pessoas novas, sítios novos e foram muitas as vezes que me senti perdida, no entanto, o fato de ter vindo com amigas e ter partilhado casa com elas facilitou muito a fase de adaptação. Estávamos juntas nisto, não nos sentíamos sozinhas.

Alojamento e despesas:

O processo de alojamento foi fácil, uma vez que eu e as minhas amigas estávamos decididas que queríamos vir para Coimbra, e começámos a procurar alojamento em julho [do ano passado] para conseguirmos boas casas e económicas. Nenhuma de nós escolheu ir para uma residência, já que queríamos viver juntas.

Gerir as despesas mostrou-se uma tarefa mais fácil do que esperava, como recebi bolsa tinha as propinas pagas e ainda sobrava um pouco para a alimentação, porém, onde gastava mais dinheiro era no transporte, uma vez que ia todos os fins de semana a casa e, também, nos materiais, livros e sebentas, os quais, pelo menos nos primeiros meses de cada semestre, levavam-me a mesada. Na verdade, a universidade traz muitas despesas, apesar da oferta de bolsas e de ajudas que existem.

Conselhos para futuros universitários:

O melhor conselho que posso dar é que aproveitem ao máximo a vida de estudante, porque passa a voar, e que a opção não se restrinja apenas a Lisboa só por ser o sítio para onde toda a gente vai. Existem muitas cidades universitárias fantásticas para além da capital. Coimbra, Aveiro, Porto e Évora são alguns dos bons exemplos. Para todos os que pensam em vir estudar para Coimbra é, certamente, das melhores escolhas que podem fazer na vida, é uma cidade mágica, é a cidade da saudade, é a cidade dos amores, é a cidade dos estudantes. Como uma vez li: “Acreditem quando vos digo que o sol de Coimbra é diferente do sol do resto do mundo”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo