Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C

Discoteca na Foz do Arelho contestada por moradores

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Há doze anos que estou a ser torturada por privação de sono. Não está devidamente insonorizado e todo o som passa para a rua, onde vivo em frente. Fiz dezenas de diligências junto da Câmara para que o problema fosse resolvido, mas há um défice democrático muito grande. A lei de bases do ambiente e a constituição da república não estão a ser defendidas e venho aqui exigir que seja defendido o meu direito ao sossego e a uma coisa tão simples como é o dormir”. A indignação de Teresa Rodrigues foi manifestada na Assembleia Municipal das Caldas da Rainha por causa do ruído do estabelecimento de diversão noturna Chik Club, antigo Sítio da Várzea, na Foz do Arelho.
Teresa Rodrigues foi uma das moradoras que reclamou na Assembleia Municipal

A moradora declarou que “há muitas casas naquela zona. Eu tenho uma casa licenciada pela Câmara e não posso viver nela. Segundo a Câmara, pode ter o horário que quiser, até pode trabalhar 24 horas ininterruptamente, e quero saber como alguém pode viver nestas condições. Pretendo que mandem insonorizar e interditem o acesso à esplanada”.

Sérgio Oliveira, outro morador, disse que tem de usar “tampões para dormir”. Queixou-se também de clientes do estabelecimento a “cambalear na rua às sete da manhã e urinarem nos portões”.

“Temos direito ao descanso e não estamos a ter. O meu filho acorda a meio da noite a chorar compulsivamente”, sublinhou João Rodrigues, que também fez uma intervenção no período aberto ao público.

Os deputados mostraram-se solidários com os moradores. Jaime Neto, do PS, considerou tratar-se de “uma questão de saúde pública. “Tem sido política da Câmara dar tempo aos agentes económicos para resolverem as situações, mas é tempo demais. A Câmara tem de rapidamente atuar e cumprir a lei”, frisou.

“É tempo da Camara tomar medidas”, afirmou Vítor Fernandes, do PCP. “Aplique-se o regulamento municipal do ruído”, comentou Edgar Ximenes, do MVC. “Não se pode esperar outra coisa senão cumprir a lei”, referiu António Cipriano, do PSD.

Segundo o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, “a nova legislação permite liberdade de horário, mas a Câmara pode decretar restrição. Dei ordem aos serviços camarários para fundamentarem a restrição, para ser apreciada pelos vereadores”.

O autarca lembrou que foi aprovado o regulamento municipal do ruído, indicando que “as medidas que estamos a tomar têm como objetivo garantir o equilíbrio necessário entre o funcionamento de um estabelecimento de diversão noturna e a vivência das populações”.

Apontando que “Caldas tem muito poucos estabelecimentos de diversão noturna e muitas famílias queixam-se de que os filhos têm de fazer muitos quilómetros para fora do concelho, porque não existem”, sustentou que “temos de ter em consideração a necessidade do descanso”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.