Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Discoteca na Foz do Arelho contestada por moradores

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Há doze anos que estou a ser torturada por privação de sono. Não está devidamente insonorizado e todo o som passa para a rua, onde vivo em frente. Fiz dezenas de diligências junto da Câmara para que o problema fosse resolvido, mas há um défice democrático muito grande. A lei de bases do ambiente e a constituição da república não estão a ser defendidas e venho aqui exigir que seja defendido o meu direito ao sossego e a uma coisa tão simples como é o dormir”. A indignação de Teresa Rodrigues foi manifestada na Assembleia Municipal das Caldas da Rainha por causa do ruído do estabelecimento de diversão noturna Chik Club, antigo Sítio da Várzea, na Foz do Arelho.
Teresa Rodrigues foi uma das moradoras que reclamou na Assembleia Municipal

A moradora declarou que “há muitas casas naquela zona. Eu tenho uma casa licenciada pela Câmara e não posso viver nela. Segundo a Câmara, pode ter o horário que quiser, até pode trabalhar 24 horas ininterruptamente, e quero saber como alguém pode viver nestas condições. Pretendo que mandem insonorizar e interditem o acesso à esplanada”.

Sérgio Oliveira, outro morador, disse que tem de usar “tampões para dormir”. Queixou-se também de clientes do estabelecimento a “cambalear na rua às sete da manhã e urinarem nos portões”.

“Temos direito ao descanso e não estamos a ter. O meu filho acorda a meio da noite a chorar compulsivamente”, sublinhou João Rodrigues, que também fez uma intervenção no período aberto ao público.

Os deputados mostraram-se solidários com os moradores. Jaime Neto, do PS, considerou tratar-se de “uma questão de saúde pública. “Tem sido política da Câmara dar tempo aos agentes económicos para resolverem as situações, mas é tempo demais. A Câmara tem de rapidamente atuar e cumprir a lei”, frisou.

“É tempo da Camara tomar medidas”, afirmou Vítor Fernandes, do PCP. “Aplique-se o regulamento municipal do ruído”, comentou Edgar Ximenes, do MVC. “Não se pode esperar outra coisa senão cumprir a lei”, referiu António Cipriano, do PSD.

Segundo o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, “a nova legislação permite liberdade de horário, mas a Câmara pode decretar restrição. Dei ordem aos serviços camarários para fundamentarem a restrição, para ser apreciada pelos vereadores”.

O autarca lembrou que foi aprovado o regulamento municipal do ruído, indicando que “as medidas que estamos a tomar têm como objetivo garantir o equilíbrio necessário entre o funcionamento de um estabelecimento de diversão noturna e a vivência das populações”.

Apontando que “Caldas tem muito poucos estabelecimentos de diversão noturna e muitas famílias queixam-se de que os filhos têm de fazer muitos quilómetros para fora do concelho, porque não existem”, sustentou que “temos de ter em consideração a necessidade do descanso”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161