Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
17° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Estabelecimentos de restauração e bebidas obrigados a instalarem medidores de som

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A obrigação dos estabelecimentos de restauração e bebidas instalarem sistemas de monitorização de níveis sonoros, no âmbito da implementação do Regulamento Municipal do Ruído, não está a ser bem recebida por alguns comerciantes das Caldas da Rainha, nomeadamente devido ao custo do equipamento.
Ruído não pode exceder os limites previstos no regulamento municipal

Para ajudar os comerciantes, a Associação Comercial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO) encontra-se a negociar a compra coletiva do equipamento, tendo solicitado igualmente o alargamento do prazo para a sua instalação.

A ACCCRO solicitou orçamentos a diversas empresas para fornecimento dos equipamentos, procurando obter descontos. Os equipamentos têm de ser certificados pela Câmara Municipal.

A Câmara autorizou considerar como data limite o dia 31 de março, tendo já sido realizada, no passado dia 23, uma reunião aberta a associados da ACCCRO para apresentação e explicação do equipamento.

Segundo a autarquia, “o Regulamento Municipal do Ruído constitui um meio complementar à Lei geral, adaptado à realidade do concelho, e visa permitir à Câmara uma atuação mais rápida e eficiente na resolução dos problemas de ruído e proteção do direito de repouso e descanso da população”.

O regulamento foi objeto de apreciação pública entre 22 de agosto a 2 de outubro de 2014. Aplica-se às atividades ruidosas suscetíveis de causar incomodidade, nomeadamente, na construção, reconstrução, ampliação, alteração ou conservação de edifícios, laboração de estabelecimentos destinados à indústria, comércio, restauração e/ou bebidas e serviços, esplanadas, utilização de máquinas e equipamentos, espetáculos, diversões, manifestações desportivas, feiras e mercados.

No que diz respeito aos estabelecimentos comerciais de restauração e bebidas, têm de garantir um isolamento acústico que assegure o cumprimento das disposições contantes do regulamento, considerando os níveis sonoros máximos estipulados para o interior do estabelecimento.

É obrigatória a instalação de solução eficaz, que cumpra os requisitos legais e previna a propagação do ruído do estabelecimento para o exterior durante a entrada e saída de clientes, nomeadamente, através da existência de antecâmaras, excetuando os casos em que, por não ser tecnicamente possível, a Câmara Municipal as dispense.

Os estabelecimentos mencionados têm que ter instalado sistema de monitorização dos níveis sonoros. O sonómetro é o instrumento utilizado para medir os níveis sonoros, compreendendo os respetivos calibradores.

As entidades exploradoras dos estabelecimentos têm de facultar à Câmara Municipal os dados da monitorização dos níveis sonoros.

A Câmara Municipal, no âmbito de uma ação de fiscalização ou em situações de alegado incumprimento, pode solicitar à entidade exploradora dos estabelecimentos um relatório de avaliação acústica para determinação do nível sonoro máximo no estabelecimento.

Fora do período de funcionamento é proibida a permanência de clientes no interior do estabelecimento.

O incumprimento é fundamento para a restrição do horário de funcionamento dos estabelecimentos. As infrações constituem contraordenações, com coimas, e podem ainda ser aplicadas sanções acessórias.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.