Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
11° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C

PSD garante que eletrificação prevista da Linha do Oeste até às Caldas vai avançar

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O presidente  da Comissão Política Distrital de Leiria do PSD, Rui Rocha,  disse que teve recentemente uma reunião com o presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) e que lhe foi comunicado a intenção de continuar com o projeto de modernização da linha do Oeste que prevê a eletrificação do troço entre Meleças (Sintra) e Caldas da Rainha até 2019.
Margarida Balseiro Lopes, Feliciano Barreiras Duarte, Teresa Morais, Rui Rocha, Pedro Pimpão e Tinta Ferreira

A modernização da linha do Oeste implica a sua eletrificação e a melhoria do material circulante. “A obra será realizada dentro do panorama que estava previsto, e o que pretendemos é acompanhar para verificar que terá efeitos práticos em termos de execução até 2019”, referiu o presidente da Comissão Política Distrital, que irá averiguar se há condições para antecipar a obra.

Rui Rocha falou com a comunicação social na passada segunda-feira na estação rodoviária das Caldas da Rainha, no âmbito da primeira jornada do roteiro por Leiria que foi promovida pela distrital de Leiria do PSD e que juntou os deputados eleitos pelo círculo de Leiria, autarcas e dirigentes locais. A comitiva apanhou o comboio até Óbidos, no sentido de se assinalar a necessária intervenção na requalificação da Linha do Oeste, tal como foi garantido pelo anterior Governo. “Vamos estar atentos a tudo o que se passa e queremos fazê-lo com o melhor conhecimento possível e é isso que queremos vivenciar com este trajeto até Óbidos”, adiantou o dirigente.

A deputada Teresa Morais recordou que a Linha do Oeste esteve sempre nas suas “preocupações”. “Na anterior legislatura houve um avanço muito importante que foi a inclusão da requalificação da Linha nas obras consideradas prioritárias no plano das infraestruturas rodoviárias”, acrescentou a ex-ministra. Como o “nosso segundo Governo não durou mais de um mês e tinha naturalmente o projeto de continuação”, agora, de acordo com Teresa Morais “a nossa obrigação é exigir do novo poder constituído que se cumpra a prioridade que estava programada”.

A agora deputada adiantou que “pela informação que temos do presidente da IP, não há por agora nenhuma razão para duvidar que a obra não se fará dentro do previsto”, sublinhando que a função “enquanto deputados, é mantermos atenção sobre este tema que sempre demos importância, e não abrandar a nossa fiscalização sobre o poder político, que neste momento está em funções no sentido de cumprir esta prioridade”.

O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, que esteve presente na visita às Caldas, que iniciou na Lagoa de Óbidos e terminou na estação da CP, revelou que tem a indicação que “de Lisboa pelo menos até às Caldas da Rainha os estudos para a sua eletrificação estão avançar e o objetivo é concretizar e temos que nos bater para isso seja uma realidade”. O autarca revelou ainda que têm que “fazer os possíveis para que a eletrificação não fique pelas Caldas, que suba para o norte e numa outra fase que não fique em Cacém e siga mais para sul, mais perto de Lisboa”. Tinta Ferreira adiantou que como a obra como está prevista, no caso das Caldas será uma hora e um quarto de comboio para Lisboa. “Se fosse possível chegar mais perto de Lisboa, a viagem das Caldas seria de uma hora e tornaria a linha muito mais competitiva, com mais pessoas a virem viver para as Caldas da Rainha”, acrescentou, o presidente da autarquia.

Quanto à visita à Lagoa de Óbidos, opresidente da Comissão Distrital de Leiria disse que registaram com “satisfação a aprovação da segunda fase com o orçamento de cerca de 16 milhões de euros” e vai estar atento que a obra da primeira fase rapidamente se conclua para que “se dê execução à segunda”.

Tinta Ferreira revelou que a obra da primeira fase está a decorrer e que considera que “não conseguirão terminar até abril”. Estão a aguardar que a Agência Portuguesa do Ambientemarque nova reunião.

Eleitos do PSD iniciaram roteiro pelo distrito de Leiria

A distrital de Leiria do PSD, que foi eleita no passado mês de outubro, iniciou no dia 15 de fevereiro um roteiro pelo distrito de Leiria, junto de empresas, coletividades e instituições da região, no sentido de “manter e aprofundar a relação de proximidade e confiança entre os eleitos do PSD e as forças vivas da região de Leiria”.

Esta iniciativa juntou os deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria, Teresa Morais, Feliciano Barreiras Duarte, Pedro Pimpão e Margarida Balseiro Lopes, que iniciaram a iniciativa com a visita à empresa Centro de Produção e Comercialização Hortofrutícola, no Bombarral, tendo como principal função realçar o contributo do setor agroalimentar para o desenvolvimento da região. Seguiu-se uma visita à empresa “Fatum Surfboards”, em Peniche, onde puderam constatar as “novas oportunidades de negócio que se criam no âmbito da economia do mar”.

Depois da visita a estas unidades relacionadas com a atividade económica da região, a comitiva juntou-se aos autarcas da região num almoço de trabalho que se realizou no restaurante “O Paraíso” no Coto, nas Caldas.

O período da tarde começou com uma deslocação à Lagoa de Óbidos, onde foi aproveitada a oportunidade para avaliar os trabalhos desenvolvidos até ao momento, realçando-se ainda a importância do trabalho desenvolvido pelo “XIX Governo Constitucional que, pela primeira vez, encontrou uma solução para este crónico problema ambiental na nossa região”, afirmaram.

No período da tarde, a comitiva reuniu-se ainda com a Federação de Bombeiros do Distrito de Leiria, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Óbidos, seguido de uma visita ao Parque Tecnológico de Óbidos. O dia terminou com um jantar de trabalho no restaurante Capelinha do Monte, nas Caldas com dirigentes do PSD dos concelhos do Bombarral, Caldas da Rainha, Peniche e Óbidos.

Quanto ao 1º Congresso Distrital de Autarcas do PSD, que irá realizar-se nas Caldas da Rainha (grande auditório do CCC), a 20 de fevereiro, Rui Rocha disse que irá ter “um programa que tem a ver com um novo momento que as autarquias vivem, com temáticas mais viradas para o futuro, como a questão do ambiente, do ordenamento e da captação do investimento para os territórios”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas