Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Vereadores do PS criticam gestão do CCC

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os vereadores do Partido Socialista abstiveram-se mais uma vez na deliberação que estabelece o protocolo entre o município das Caldas da Rainha e a Culturcaldas para a gestão do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha por considerarem que os objetivos desta associação estão “a ser atingidos de forma excessivamente lenta e insuficiente”.

“O protocolo continua a reiterar como prioritários os mesmos objetivos de há anos para cá sem que se verifique uma realidade que os concretize. Encontra-se nesta situação a criação de um centro de pedagogia e animação, serviço educativo, que nunca foi efetivamente dinamizado, havendo mesmo uma relação muito pontual e débil entre escolas (básicas, secundárias e superior) e o CCC”, consideraram Rui Correia e Jorge Sobral.

“O problema não reside no orçamento mas sim na importância conferida a um serviço educativo”, argumentaram, acrescentando que “outras entidades nas Caldas da Rainha têm feito um excelente trabalho neste âmbito com orçamentos exíguos mas com um empenhamento muito meritório e que vai dando resultados”.

“Não podemos continuar a queixar-nos de falta de público (cinema, teatro, exposições) e de poucas receitas, quando não fazemos o indispensável para uma criação consistente de públicos. Desde 2008 que está prometida a criação deste departamento. É impensável achar-se que ele não constitui uma prioridade, oito anos depois da sua inauguração”, frisaram os autarcas.

Para os vereadores, “a direção do CCC foi definindo um período de consolidação artística que previa que em alguns anos o CCC cumprisse integralmente um processo de afirmação artística nacional e sustentabilidade financeira, o que não vem sendo satisfatoriamente atingido”.

“Verifica-se que existe uma dificuldade reiterada em estabelecer ligações operativas com outros interventores culturais do concelho, facto que tem gerado controvérsias desnecessárias e que cumpre evitar. Destes interventores sobressai a Escola Superior de Arte e Design, que integra já cursos de segundo ciclo em gestão cultural pelo que pareceria apropriado estabelecer e aprofundar estes laços, nomeadamente ao nível da sua direção artística”, sustentaram.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1