Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
20° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 29° C

Eurodeputada vem às Caldas falar de refugiados

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania, de Caldas da Rainha, prossegue o seu ciclo de conferências “Ser cidadão do mundo, hoje”, dedicado à situação atual dos refugiados.
Ana Gomes irá relatar a posição da União Europeia sobre a problemática dos refugiados

No dia 20 de fevereiro, entre as 15h e as 18h, no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, a deputada no Parlamento Europeu, Ana Gomes, irá relatar a posição da União Europeia sobre esta problemática candente e insolúvel. Estão também convidados para este tema, Carlos Guerreiro, jornalista colaborador da RTP, um elemento da Assistência Médica Internacional e um representante da Amnistia Internacional, secção portuguesa.

Em Caldas da Rainha, a presença de refugiados da II Guerra Mundial foi marcante e indelével. Portugal, com muitas cidades na orla marítima, servia os propósitos estabelecidos pelos acordos internacionais e pelas circulares emanadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e supervisionadas pela Polícia de Vigilância e de Defesa do Estado.

Para lembrar a presença, nesta cidade, desses migrantes da II Guerra Mundial, o Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania colocou fotografias de tamanho gigante na Rodoviária, – sítio de embarque e de desembarque -, no Parque (que desapareceram), onde alguns refugiados vivenciaram momentos de lazer e de descontração, na Rua das Montras, com a colaboração da Foto Franco, e no Museu do Ciclismo.

No âmbito deste projeto, inaugurou, a 14 de janeiro, no Centro Cultural e Congressos – a exposição “Coragem em tempo de medo – Aristides de Sousa Mendes”, cedida pela Câmara Municipal de Viseu, que esteve patente até 14 de fevereiro.

A exposição, constituída por 48 painéis e 5 núcleos, relata apelativamente o ambiente histórico e social que antecede a criação do Estado Novo; a subida totalitária de Adolfo Hitler ao poder, a instauração do regime nazi, as perseguições antissemitas, a anexação dos países europeus e a declaração de guerra pelos aliados; a neutralidade do estado português na II Guerra Mundial, negociada por António de Oliveira Salazar; as irregularidades cometidas contra a Circular nº 14 pelo Cônsul desobediente de Bordéus – que assim salvou do extermínio cerca de 36 mil expatriados, entre os quais 11 mil judeus, foragidos da Europa invadida pelo exército alemão – e, finalmente, a punição inexorável imposta ao diplomata português e à sua família, até à sua reabilitação em 1995.

A visita foi guiada por Irene Pimentel, autora do catálogo e responsável científica da exposição e que também iniciou o ciclo de conversas “Ser cidadão do mundo, hoje”, falando sobre a temática da II Guerra Mundial e do Estado Novo , em que é especialista. Ao seu lado esteve o jornalista Ricardo Silva, colaborador na Revista Visão História e investigador deste período da História mundial, e como convidado honorário, António Moncada de Sousa Mendes, neto do cônsul português.

Na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, a sua presença já fora o centro de aulas abertas, de manhã e de tarde, num auditório pleno que assistiu também a poemas e textos musicados, interpretados por alunos do clube de teatro ARPA e do Projeto Ler+ Jovem, da Biblioteca Escolar. Alunos e professores de cursos técnicos profissionais de audiovisuais e de eventos asseguraram o som, a imagem, o apoio tecnológico e a coordenação da atividade.

No dia 23 de janeiro, o auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro acolheu o alto comissário para as migrações, Pedro Calado, e José Pires Moreira, inspetor coordenador regional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. A assistência ficou informada da posição do Estado Português no que diz respeito aos acordos internacionais, em matéria de política de acolhimento ou de asilo das vítimas das guerras atuais.

A vinda a Caldas da Rainha, no dia 1 de fevereiro, de Rui Marques, representante da Plataforma de Apoio aos Refugiados, propiciou a sua participação numa outra conversa sobre o tratamento dos foragidos da guerra na Síria, sobretudo, a situação insustentável no Líbano, na Ilha de Lesbos e nas costas italianas. Os alunos ficaram mais conscientes de que o ambiente de conflito e de instabilidade com celeridade se pode estender a países e a regiões onde a guerra parecia improvável.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.