Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C

Agrupamento de Escolas D. João II de Caldas da Rainha premiado pela OesteSustentável

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se no passado dia 19, na sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM, em Caldas da Rainha, a cerimónia de entrega de prémios da competição escolar “Ventos de Poupança”, que contou com a presença de diversos Autarcas, Direções Escolares, e cerca de 140 alunos e professores das 21 escolas finalistas.
Turbina apresentada pelo Agrupamento de Escolas D. João II de Caldas da Rainha

A iniciativa teve início em novembro de 2014 e caracterizou-se pela realização de atividades pedagógicas relacionadas com eficiência energética onde participaram 43 Escolas, 30 mil alunos e mais de 120 mil pessoas de toda a comunidade escolar e familiar dos 24 municípios do Oeste, Alta Estremadura, Seixal, Odivelas e Sintra.

Participaram na cerimónia Humberto Marques, presidente da Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – OesteSustentável, Pedro Folgado, presidente da OesteCIM, assim como António Sá da Costa, presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis – APREN, dando o seu contributo e experiência na área da educação, energias renováveis, liderança e visão de futuro aos jovens presentes.

Na sessão, foram apresentadas, por cada escola, réplicas de turbinas construídas com materiais reutilizados tendo anteriormente sido também sensibilizados para a gestão eficiente dos recursos naturais, gestão da água e da conservação da biodiversidade.

O projeto culminou com a atribuição de prémios finais, nomeadamente microturbinas eólicas aos vencedores, uma sala LED como prémio de mérito aos finalistas e uma visita ao Centro Ecológico Educativo do Paúl da Tornada para a réplica de turbina mais criativa.

Dez escolas vencedoras irão receber uma microturbina eólica cada, tendo sido premiadas as seguintes da área de abrangência da OesteSustentável: Agrupamento de Escolas D. João II de Caldas da Rainha; Agrupamento de Escolas de Peniche; Agrupamento de Escolas Fernão do Pó; Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e Externato de Penafirme.

Como forma de premiar o empenho demonstrado por parte dos alunos, foram também atribuídos prémios de mérito às restantes escolas finalistas, nomeadamente a substituição da iluminação fluorescente de uma sala de aula, por iluminação a LED.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1