Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Agrupamento de Escolas D. João II de Caldas da Rainha premiado pela OesteSustentável

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se no passado dia 19, na sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM, em Caldas da Rainha, a cerimónia de entrega de prémios da competição escolar “Ventos de Poupança”, que contou com a presença de diversos Autarcas, Direções Escolares, e cerca de 140 alunos e professores das 21 escolas finalistas.
Turbina apresentada pelo Agrupamento de Escolas D. João II de Caldas da Rainha

A iniciativa teve início em novembro de 2014 e caracterizou-se pela realização de atividades pedagógicas relacionadas com eficiência energética onde participaram 43 Escolas, 30 mil alunos e mais de 120 mil pessoas de toda a comunidade escolar e familiar dos 24 municípios do Oeste, Alta Estremadura, Seixal, Odivelas e Sintra.

Participaram na cerimónia Humberto Marques, presidente da Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – OesteSustentável, Pedro Folgado, presidente da OesteCIM, assim como António Sá da Costa, presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis – APREN, dando o seu contributo e experiência na área da educação, energias renováveis, liderança e visão de futuro aos jovens presentes.

Na sessão, foram apresentadas, por cada escola, réplicas de turbinas construídas com materiais reutilizados tendo anteriormente sido também sensibilizados para a gestão eficiente dos recursos naturais, gestão da água e da conservação da biodiversidade.

O projeto culminou com a atribuição de prémios finais, nomeadamente microturbinas eólicas aos vencedores, uma sala LED como prémio de mérito aos finalistas e uma visita ao Centro Ecológico Educativo do Paúl da Tornada para a réplica de turbina mais criativa.

Dez escolas vencedoras irão receber uma microturbina eólica cada, tendo sido premiadas as seguintes da área de abrangência da OesteSustentável: Agrupamento de Escolas D. João II de Caldas da Rainha; Agrupamento de Escolas de Peniche; Agrupamento de Escolas Fernão do Pó; Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e Externato de Penafirme.

Como forma de premiar o empenho demonstrado por parte dos alunos, foram também atribuídos prémios de mérito às restantes escolas finalistas, nomeadamente a substituição da iluminação fluorescente de uma sala de aula, por iluminação a LED.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0